O que é o IG?

Entenda como funciona o Índice Glicêmico

  • Publicado em 11/07/2016

Adicionar no seu Flipboard

O que é o IG?

O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento (carboidrato ) alcança a corrente sanguínea controlando a glicemia no sangue , muito importante conhecer este conceito para controle da glicemia no sangue no caso dos diabéticos, para quem está fazendo dieta e também para esportistas..
Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se o alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.
Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:
•    baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
•    médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
•    alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.
È importante saber que  o índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, acarretará na diminuição deste índice.

Como o IG influencia o emagrecimento ou não?

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras promovendo a saciedade por mais tempo e fornecendo energia durante a dieta. 
Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. "O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que você fique com fome pouco tempo depois de ingeri-los"

Por que é mais relevante levar em conta o IG a contar calorias?
Contar apenas calorias e ignorar o valor nutricional dos alimentos não é uma boa tática para emagrecer, assim como excluir os carboidratos da dieta. Esse nutriente é fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo. 

Quais são os alimentos popularmente consumidor no Brasil com menor índice glicêmico (e suas substituições)?
•    Frutas: maçã; laranja; pera; pêssego; cereja, pêra, ameixa
•    Leguminosas : Feijão, manteiga, soja, ervilha, grão de bico
•    Verduras: brócolis,repolho,couve-flor, couve, couve de Bruxelas, alface
•    Legumes: cenoura crua, pepino, tomate, abobrinha, beringéla, chuchu
•    Tubérculos: batata-doce , cenoura crua
•    Arroz integral:  macarrão integral
•    Farináceos: pães integrais, farinha integral, torradas e bolos integrais




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?