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O que é o IG?

Entenda como funciona o Índice Glicêmico

  • Publicado em 11/07/2016

O que é o IG?

O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento (carboidrato ) alcança a corrente sanguínea controlando a glicemia no sangue , muito importante conhecer este conceito para controle da glicemia no sangue no caso dos diabéticos, para quem está fazendo dieta e também para esportistas..
Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se o alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.
Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:
•    baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
•    médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
•    alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.
È importante saber que  o índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, acarretará na diminuição deste índice.

Como o IG influencia o emagrecimento ou não?

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras promovendo a saciedade por mais tempo e fornecendo energia durante a dieta. 
Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. "O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que você fique com fome pouco tempo depois de ingeri-los"

Por que é mais relevante levar em conta o IG a contar calorias?
Contar apenas calorias e ignorar o valor nutricional dos alimentos não é uma boa tática para emagrecer, assim como excluir os carboidratos da dieta. Esse nutriente é fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo. 

Quais são os alimentos popularmente consumidor no Brasil com menor índice glicêmico (e suas substituições)?
•    Frutas: maçã; laranja; pera; pêssego; cereja, pêra, ameixa
•    Leguminosas : Feijão, manteiga, soja, ervilha, grão de bico
•    Verduras: brócolis,repolho,couve-flor, couve, couve de Bruxelas, alface
•    Legumes: cenoura crua, pepino, tomate, abobrinha, beringéla, chuchu
•    Tubérculos: batata-doce , cenoura crua
•    Arroz integral:  macarrão integral
•    Farináceos: pães integrais, farinha integral, torradas e bolos integrais

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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