Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Índice Glicêmico

Entenda como funciona o Índice Glicêmico

  • Em 27/12/2023 (Andréa Marim CRN-3 15233)

O que é o IG?

O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento (carboidrato ) alcança a corrente sanguínea controlando a glicemia no sangue , muito importante conhecer este conceito para controle da glicemia no sangue no caso dos diabéticos, para quem está fazendo dieta e também para esportistas..
Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se o alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.
Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:
•    baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
•    médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
•    alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.
Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.
È importante saber que  o índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo e a combinação dos alimentos que são consumidos. Se a refeição possuir mais fibras, por exemplo, acarretará na diminuição deste índice.

Como o IG influencia o emagrecimento ou não?

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras promovendo a saciedade por mais tempo e fornecendo energia durante a dieta. 
Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. "O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue. Isso faz com que você fique com fome pouco tempo depois de ingeri-los"

Por que é mais relevante levar em conta o IG a contar calorias?
Contar apenas calorias e ignorar o valor nutricional dos alimentos não é uma boa tática para emagrecer, assim como excluir os carboidratos da dieta. Esse nutriente é fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo. 

Quais são os alimentos popularmente consumidor no Brasil com menor índice glicêmico (e suas substituições)?
•    Frutas: maçã; laranja; pera; pêssego; cereja, pêra, ameixa
•    Leguminosas : Feijão, manteiga, soja, ervilha, grão de bico
•    Verduras: brócolis,repolho,couve-flor, couve, couve de Bruxelas, alface
•    Legumes: cenoura crua, pepino, tomate, abobrinha, beringéla, chuchu
•    Tubérculos: batata-doce , cenoura crua
•    Arroz integral:  macarrão integral
•    Farináceos: pães integrais, farinha integral, torradas e bolos integrais

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 A consulta com a Dra andrea foi diferente do que com as outras nutricionistas que já havia passado. Pois ela elaborou meu plano alimentar de acordo com os meus horarios, com a minha necessidade. E o diferencial é que fomos montando junto a dieta, no consultorio mesmo. Consegui compreender melhor a funçao nutritiva  de cada alimento. Agora só esperar para ver o resultado no retorno.

Adriana di Piero 29 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.