O cálcio é um nutriente fundamental para a saúde dos ossos, coagulação sanguínea, contração muscular, e quando se fala nele logo pensamos em leite.
No entanto, existem outras fontes desse mineral, que é um grande aliado para a saúde e essencial para pessoas com osteoporose, ou histórico de osteoporose na família, crianças e mulheres já no processo de menopausa, como uma forma de prevenção à alterações hormonais e problemas com a absorção do cálcio.
Aveia: além de conter fibras, e auxiliar na diminuição do colesterol ruim (LDL), a aveia também é rica em cálcio, contendo cerca de 300mg do mineral a cada 100g do cereal.
Brócolis: em 100g, cozido, ele oferece 47mg de cálcio. Aproveite ainda mais seus nutrientes (ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C) consumindo o brócolis cozido no vapor,Chia: queridinha de quem quer ter uma alimentação super saudável, ela aumenta a resistência do sistema imunológico, protege o coração, combate cãibras e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, contem ferro, fibras, ômega 3, proteínas, e a cada 100g há cerca de 556,8mg de cálcio!
Espinafre: velho conhecido como fonte de ferro, ser antioxidante e fonte de fibras, também é rico em cálcio. Cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente.
Grão de bico: esse grãozinho delicioso possui proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Como também triptofano, que produz a serotonina que proporciona a sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Possui 120mg de cálcio a cada 100g.
Linhaça: Em cada 100 g de linhaça será encontrado 200mg de cálcio, e contém gordura poli-insaturada ômega-3. ATENÇÃO: seu consumo deve ser moderado, pois ela é bastante calórica.
Ovos: isso mesmo Ele também possui 29mg de cálcio em cada unidade. Rico também em vitamina D, proteína magra que ajuda na hipertrofia e definição dos músculos.
Sardinha: de fácil digestão, contém vitamina A e D, é rica em ômega 3 e cálcio. Contém em 100g cerca de 500mg de cálcio.
Semente de gergelim: grande auxiliadora nos processos de emagrecimento por conter fibras, proporciona saciedade, regula os níveis de triglicérides, colesterol, o trânsito intestinal e a glicemia. Contém cerca de 400mg de cálcio a cada 100g. na perda de peso graças a alta concentração de fibras, conhecidas por proporcionar saciedade.
Soja: ideal para as mulheres na menopausa, contém as isoflavonas, uma espécie de hormônio vegetal, que auxiliam na diminuição das ondas de calor dentre outras alterações advindas desse processo.
É rica em cálcio, apresentando 90mg a cada 100g consumidas. A farinha ou leite, possuem maior concentração: cerca de 280mg a cada 100g.
Há 6 anos resolvi mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg era difícil rsrsr, procurei um profissional uma nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ; estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.
Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.