Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Cálcio Além do Leite

  • Publicado em 25/08/2017

O cálcio é um nutriente fundamental para a saúde dos ossos, coagulação sanguínea, contração muscular, e quando se fala nele logo pensamos em leite.
No entanto, existem outras fontes desse mineral, que é um grande aliado para a saúde e essencial para pessoas com osteoporose, ou histórico de osteoporose na família, crianças e mulheres já no processo de menopausa, como uma forma de prevenção à alterações hormonais e problemas com a  absorção do cálcio.
Aveia: além de  conter fibras, e auxiliar na diminuição do colesterol ruim (LDL), a aveia também é rica em cálcio, contendo cerca de 300mg do mineral a cada 100g do cereal.
Brócolis: em 100g, cozido, ele oferece 47mg de cálcio. Aproveite ainda mais seus nutrientes (ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C) consumindo o brócolis cozido no vapor,Chia: queridinha de quem quer ter uma alimentação super saudável, ela aumenta a resistência do sistema  imunológico, protege o coração, combate cãibras e auxilia no bom  funcionamento do sistema nervoso, contem ferro, fibras, ômega 3, proteínas, e a cada 100g  há cerca de  556,8mg de cálcio!
Espinafre: velho conhecido como fonte de ferro, ser antioxidante e fonte de fibras, também é rico em cálcio. Cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente.
Grão de bico: esse grãozinho delicioso possui proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Como também  triptofano, que produz a serotonina que proporciona a sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Possui 120mg de cálcio a cada 100g.
Linhaça: Em cada 100 g de linhaça será encontrado 200mg de cálcio, e contém gordura poli-insaturada ômega-3.  ATENÇÃO: seu consumo deve ser moderado, pois ela é bastante calórica.
Ovos: isso mesmo Ele também possui 29mg de cálcio em cada unidade. Rico também em vitamina D,  proteína magra que ajuda na hipertrofia e definição dos músculos.
Sardinha: de fácil digestão, contém vitamina A e D,  é rica em ômega 3 e cálcio. Contém em 100g  cerca de 500mg de cálcio.
Semente de gergelim: grande auxiliadora nos processos de emagrecimento por conter fibras, proporciona saciedade, regula os níveis de triglicérides, colesterol, o trânsito intestinal e a glicemia. Contém cerca de 400mg de cálcio a cada 100g. na perda de peso graças a alta concentração de fibras, conhecidas por proporcionar saciedade. 
Soja: ideal para as mulheres na menopausa, contém as isoflavonas, uma espécie de hormônio vegetal, que auxiliam na diminuição das ondas de calor dentre outras alterações advindas desse processo. 
É rica em cálcio, apresentando 90mg a cada 100g consumidas. A  farinha ou leite, possuem maior concentração: cerca de 280mg a cada 100g.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?