Para os praticantes de atividades físicas voltadas para a hipertrofia a mistura da creatina com a cafeína deveria ser uma perfeita alquimia.
Afinal uma aumenta a força com uma explosão perfeita, e a outra confere maior energia. No entanto, a cafeína, segundo estudos recentes poria a baixo todo o efeito que a creatina pode dar aos músculos.
Os músculos possui uma concentração imensa de água no interior de suas células provocando maior tensão muscular, por sua vez agregada a energia advinda da creatina, muito utilizada nos treinos mais intensos e de curta duração (atividades de explosão) favorece um melhor aproveitamento do treino, desenvolvendo os músculos mais rapidamente.
A creatina é um aminoácido que é sintetizado pelo organismo através do fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos arginina, glicina, e metionina. Sua função principal é aumentar a força, intensidade, quantidade e qualidade do treino. Age também, reduzindo a acidez muscular diminuindo a fadiga muscular proporcionando a hipertrofia muscular.
A cafeína funciona como um energético prolongando o tempo do treino em mais tempo antes de se chegar a fadiga muscular.
Contudo, seu uso combinado à creatina, por sua função diurética, fará com que seja excretado o que está acumulado em situações de pouca hidratação. Daí a importância de beber mais que 2 litros de água quando se faz uso da suplementação de creatina.
Mas não se preocupe. Você não precisa eliminar de vez cafezinho da sua dieta. Basta consumir a cafeína de um forma estratégica, com horários definidos e nunca após a fase de saturação da creatina.
Quando usar essas duas armas para uma hipertrofia perfeita?
Como vimos Cafeína e Creatina combinadas juntas não te ajudarão no treino.
A creatina deve ser utilizada sempre imediatamente após o treino, possivelmente por aproveitar um efeito do exercício imediatamente realizado no aumento do fluxo sanguíneo muscular.
Já a cafeína deve ser consumida entre 30 a 60 minutos antes do treino.
Para uma suplementação perfeita, segura, e personalizada procure um nutricionista!
Bora Treinar!!!
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!