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Sal : Vilão ou Mocinho ?

  • Publicado em 06/12/2017

O nosso velho conhecido cloreto de sódio, o sal de cozinha de todo dia, é o mocinho mas também o vilão para o nosso organismo. Possui benefícios à saúde: o sódio conserva o volume de líquidos no corpo e evita a desidratação. A cada 9 gramas que se ingere, seu organismo reterá cerca de 1 litro de água. 
Mas pode também ser um vilão: Pois depois, num dado momento, o rim não consegue mais expelir o sódio, causando acúmulo de mais líquido no sistema linfático e na circulação sanguínea).

É um realçador de sabor nas preparações dos alimentos e um excelente conservante de alimentos.
No entanto, o uso indiscriminado pode dar inicio a doenças cardíacas, elevação da pressão sanguinea (hipertensão), retenção de líquidos, estrias, celulites, dificulta o processo de absorção do cálcio pelo organismo, causando osteoporose, interfere no crescimento de crianças e adolescentes, e ainda é um vilão para aqueles que querem ter um ganho de massa muscular .

E pasme, cerca de 77% do sódio ingerido advém de alimentos processados, como por exemplo o macarrão instantâneo que contém 4,6 g de sal em um pacotinho individual .

Nessa conta, junta-se 6% do sal adicionado ao cozimento dos alimentos e e ainda mais de 10% nos alimentos que são fontes naturais de sódio (carnes, grãos, vegetais ...).

Objetivamente a ideia não é eliminar o sal da alimentação, mas sim fazer uso dele de forma controlada. 

Restringir o consumo de sal na sua dieta não significa abrir mão de alimentos saborosos.

O sal pode ser substituidos por condimentos naturais como alho,orégano, salsa, cebola, louro, dentre outros. E na hora das refeições nada de deixar o saleiro na mesa! 

É mais saudável usar produtos frescos e deixar de lado produtos em conserva (sardinhas, atum, ervilhas, milho, azeitonas...) Esses alimentos são conservados em uma solução com grande quantidade de sal. A regra também serve para as sopas. Nada de consumir aquelas de pacotinho, hein?! Uma bela sopa feita em casa, com legumes, carnes,e temperos naturais é uma boa pedida.

Não se preocupe com o paladar, a adaptação referente a diminuição da quantidade do sal nos alimentos, de forma gradativa não afetará o sabor das refeições. Além disso,a ingestão de água é fundamental para a manutenção do organismo. Afinal, por intermédio da água que bebemos é que se dá o processo de filtração renal e consequente eliminação de toxinas.

Agora uma lista com alguns tipos de sal que contenham uma maior concentração de minerais:

Sal Rosa ou do Himalaia: é extraído de minas secas do Himalaia, de cor rosa, pois possui mais de 84 minerais e alta concentração de zinco. Muito puro e sem toxinas, atua como um bom antioxidante, e é perfeito para realçar o sabor dos alimentos.

Sal Cinza ou Marinho Céltico: obtido por evaporação da água do mar, na costa da França. Contém cerca de 90 tipos de minerais, entre eles ferro, manganês, zinco, cálcio, potássio e iodo.

Sal Vermelho ou Havaí: colhido no Havaí, possui cerca de 81% de cloreto de sódio, e 19% de outros minerais, sua cor vermelha advém da alta concentrações de ferro.

Mas ATENÇÃO: esses sais possuem teores significativos de sódio, mas A GRANDE DIFERENÇA É A PRESENÇA DE MINERAIS COMO UM BONOS! Portanto, use-os com moderação também!
 

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Quando procurei a Dra Andrea tinha muitas dúvidas a respeito do que e como comer , percebia que fazia uma alimentação totalmente equivocada, pois comia muito de um grupo e deixava de consumir outros grupos alimentares.Ao mesmo tempo gastava muito com suplementação e o resultado  não era satisfatório em relação ao meu objetivo. No momento que procurei ela  consegui resultados rápidos e relevante, pois fui orientado de como  equilibrar o consumo da suplementação e horários, com isso consegui equilibrar minha alimentação e excluir os excessos.
Hoje tenho uma alimentação balanceada com resultados significativos.

Ricardo Fernandes 50 Anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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