Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

10 Benefícios da Castanha Portuguesa

  • Em 25/10/2021 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Fim de ano sempre tem castanha Portuguesa, as vezes elas acabam sobrando, mas não devem ser desperdiçadas, pois possuem vários benefícios.
Existem provas de que a castanha portuguesa, apesar do nome como conhecida no Brasil, começou a ser cultivada na China há mais de 6 mil anos!
Entre as suas propriedades, encontramos fibras, proteína e nutrientes capazes de melhorar a saúde digestiva, regular o diabetes, fortalecer os ossos, diminuir a pressão sanguínea, prevenir doenças crônicas, entre outros.
Vamos aprender mais sobre as propriedades e benefícios da castanha portuguesa, além de como cozinhar e usá-la em receitas.

Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, grande parte dos benefícios da castanha portuguesa referem-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o nosso organismo de uma série de doenças. Além disso, é fonte de fibras e proteínas que podem ajudar no sistema digestivo e também para quem quer emagrecer com saúde, já que oferece uma ótima sensação de saciedade logo depois de consumi-la.

1. Sistema imunológico - Possui grande concentração de Vitamina C e Antioxidantes.
2. Saúde dos ossos - Cobre e magnésio essenciais para a saúde óssea e também cálcio e fósforo.
3. Sistema digestivo - É a castanha que contém maior quantidade de Fibras, além de prevenir inflamações e outros desconfortos intestinais.
4. Função cerebral e cognição - Rica em vitaminas do Complexo B
5. Prevenção de doenças crônicas - Antioxidantes para combater os radicais livres.
6. Sistema cardíaco - Ácidos graxos abundantes para regular o colesterol, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.
7. Doenças respiratórias - Propriedades expectorantes que ajudam na saúde respiratória.
8. Função da tireóide - Ácido elágico para ajudar a manter as funções da tireóide.
9. Pode ajudar na perda de peso - Fibras para dar saciedade e reposição de minerais.
10. Gestantes - Todos os benefícios auxiliam as mulheres grávidas na oferta de nutrientes ao bebê. Previne cólicas e ajuda no fluxo intestinal.

Efeitos colaterais
Mesmo sendo um alimento natural, a castanha portuguesa pode gerar alguns efeitos indesejados.O excesso de vitamina B6, abundante na castanha portuguesa, é associado a algumas complicações no cérebro e nos nervos, desde que o consumo seja alto e por períodos muito longos.
A anafilaxia é outra complicação decorrente do consumo da castanha portuguesa. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas da asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que também não é alérgico a castanha portuguesa.
 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.