Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

10 Benefícios da Castanha Portuguesa

  • Publicado em 28/12/2017

Fim de ano sempre tem castanha Portuguesa, as vezes elas acabam sobrando, mas não devem ser desperdiçadas, pois possuem vários benefícios.
Existem provas de que a castanha portuguesa, apesar do nome como conhecida no Brasil, começou a ser cultivada na China há mais de 6 mil anos!
Entre as suas propriedades, encontramos fibras, proteína e nutrientes capazes de melhorar a saúde digestiva, regular o diabetes, fortalecer os ossos, diminuir a pressão sanguínea, prevenir doenças crônicas, entre outros.
Vamos aprender mais sobre as propriedades e benefícios da castanha portuguesa, além de como cozinhar e usá-la em receitas.

Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, grande parte dos benefícios da castanha portuguesa referem-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o nosso organismo de uma série de doenças. Além disso, é fonte de fibras e proteínas que podem ajudar no sistema digestivo e também para quem quer emagrecer com saúde, já que oferece uma ótima sensação de saciedade logo depois de consumi-la.

1. Sistema imunológico - Possui grande concentração de Vitamina C e Antioxidantes.
2. Saúde dos ossos - Cobre e magnésio essenciais para a saúde óssea e também cálcio e fósforo.
3. Sistema digestivo - É a castanha que contém maior quantidade de Fibras, além de prevenir inflamações e outros desconfortos intestinais.
4. Função cerebral e cognição - Rica em vitaminas do Complexo B
5. Prevenção de doenças crônicas - Antioxidantes para combater os radicais livres.
6. Sistema cardíaco - Ácidos graxos abundantes para regular o colesterol, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.
7. Doenças respiratórias - Propriedades expectorantes que ajudam na saúde respiratória.
8. Função da tireóide - Ácido elágico para ajudar a manter as funções da tireóide.
9. Pode ajudar na perda de peso - Fibras para dar saciedade e reposição de minerais.
10. Gestantes - Todos os benefícios auxiliam as mulheres grávidas na oferta de nutrientes ao bebê. Previne cólicas e ajuda no fluxo intestinal.

Efeitos colaterais
Mesmo sendo um alimento natural, a castanha portuguesa pode gerar alguns efeitos indesejados.O excesso de vitamina B6, abundante na castanha portuguesa, é associado a algumas complicações no cérebro e nos nervos, desde que o consumo seja alto e por períodos muito longos.
A anafilaxia é outra complicação decorrente do consumo da castanha portuguesa. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas da asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que também não é alérgico a castanha portuguesa.
 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..
 

Micheli Azevedo Chaves 37 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?