10 Benefícios da Castanha Portuguesa

  • Publicado em 28/12/2017

Adicionar no seu Flipboard

Fim de ano sempre tem castanha Portuguesa, as vezes elas acabam sobrando, mas não devem ser desperdiçadas, pois possuem vários benefícios.
Existem provas de que a castanha portuguesa, apesar do nome como conhecida no Brasil, começou a ser cultivada na China há mais de 6 mil anos!
Entre as suas propriedades, encontramos fibras, proteína e nutrientes capazes de melhorar a saúde digestiva, regular o diabetes, fortalecer os ossos, diminuir a pressão sanguínea, prevenir doenças crônicas, entre outros.
Vamos aprender mais sobre as propriedades e benefícios da castanha portuguesa, além de como cozinhar e usá-la em receitas.

Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, grande parte dos benefícios da castanha portuguesa referem-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o nosso organismo de uma série de doenças. Além disso, é fonte de fibras e proteínas que podem ajudar no sistema digestivo e também para quem quer emagrecer com saúde, já que oferece uma ótima sensação de saciedade logo depois de consumi-la.

1. Sistema imunológico - Possui grande concentração de Vitamina C e Antioxidantes.
2. Saúde dos ossos - Cobre e magnésio essenciais para a saúde óssea e também cálcio e fósforo.
3. Sistema digestivo - É a castanha que contém maior quantidade de Fibras, além de prevenir inflamações e outros desconfortos intestinais.
4. Função cerebral e cognição - Rica em vitaminas do Complexo B
5. Prevenção de doenças crônicas - Antioxidantes para combater os radicais livres.
6. Sistema cardíaco - Ácidos graxos abundantes para regular o colesterol, reduzindo o risco de AVC, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.
7. Doenças respiratórias - Propriedades expectorantes que ajudam na saúde respiratória.
8. Função da tireóide - Ácido elágico para ajudar a manter as funções da tireóide.
9. Pode ajudar na perda de peso - Fibras para dar saciedade e reposição de minerais.
10. Gestantes - Todos os benefícios auxiliam as mulheres grávidas na oferta de nutrientes ao bebê. Previne cólicas e ajuda no fluxo intestinal.

Efeitos colaterais
Mesmo sendo um alimento natural, a castanha portuguesa pode gerar alguns efeitos indesejados.O excesso de vitamina B6, abundante na castanha portuguesa, é associado a algumas complicações no cérebro e nos nervos, desde que o consumo seja alto e por períodos muito longos.
A anafilaxia é outra complicação decorrente do consumo da castanha portuguesa. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas da asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que também não é alérgico a castanha portuguesa.
 




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?