Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Reumatismo?

Minimize seus efeitos por meio da alimentação.

  • Publicado em 23/08/2016

As doenças reumáticas incluem centenas de diferentes manifestações, caracterizadas principalmente pelos sinais de dor, inflamação, degeneração e inchaço das articulações. As partes mais afetadas são os tendões, ligamentos, ossos, cartilagens e as membranas sinoviais (elas revestem as articulações e secretam os lubrificantes que permitem os movimentos).


O termo reumatismo compreende um conjunto de patologias associadas às articulações, músculos e esqueleto. Devido a enorme abrangência do termo existem mais de 100 doenças que possuem essa designação, desse modo é comum encontrar pessoas com algum quadro de reumatismo, uns mais brandos outros mais graves, o fato é que é possível minimizar os efeitos do reumatismo no organismo por meio de uma dieta adequada e balanceada.

As causas da maioria das doenças reumáticas permanecem desconhecidas. Porém, sabe-se que o padrão alimentar e o estado nutricional do indivíduo influenciam na intensidade dos sintomas. Por isso, o tratamento nutricional acabou se tornando um coadjuvante no tratamento geral dessas enfermidades.

- Alimentos anti-inflamatórios
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e 9 são importantes aliados no combate a inflamações e proteção do sistema cardiovascular, esses nutrientes são comumente encontrados em pescados de água doce e salgada, azeite, abacate, aveia, avelãs, nozes, castanhas e demais oleaginosas.

- Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Vitaminas A, E e o zinco são importantes no fortalecimento do sistema imunológico, além de possuírem função antioxidante, os alimentos mais comuns com esses nutrientes são o leite e seus derivados, as carnes vermelhas e os ovos.

Vitamina D e Cálcio 
A vitaminada D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo e é sintetizada naturalmente através do contato da nossa pele com o sol, por isso recomenda-se a exposição diária por alguns minutos à luz do sol, excetuando os horários mais intensos. A vitamina D também pode ser encontrada em suplementos e alimentos como os pescados, ovo, fígado e manteiga.
O cálcio é utilizado pelo organismo para a formação dos ossos e mantê-los fortes, a sua falta pode acentuar os sintomas do reumatismo em especial em casos de artrose e osteoporose. O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados, verduras de cor escura, sardinha, gergelim, soja, linhaça, grão de bico entre outros alimentos. 

Manter uma alimentação balanceada que tenha como foco alimentos que fortaleçam o tecido muscular e esquelético é a melhor forma de atenuar os sintomas no reumatismo, permitindo assim que o indivíduo possa ter uma vida normal. Procure sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de programa alimentar ou dieta.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?