Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Reumatismo?

Minimize seus efeitos por meio da alimentação.

  • Publicado em 23/08/2016

As doenças reumáticas incluem centenas de diferentes manifestações, caracterizadas principalmente pelos sinais de dor, inflamação, degeneração e inchaço das articulações. As partes mais afetadas são os tendões, ligamentos, ossos, cartilagens e as membranas sinoviais (elas revestem as articulações e secretam os lubrificantes que permitem os movimentos).


O termo reumatismo compreende um conjunto de patologias associadas às articulações, músculos e esqueleto. Devido a enorme abrangência do termo existem mais de 100 doenças que possuem essa designação, desse modo é comum encontrar pessoas com algum quadro de reumatismo, uns mais brandos outros mais graves, o fato é que é possível minimizar os efeitos do reumatismo no organismo por meio de uma dieta adequada e balanceada.

As causas da maioria das doenças reumáticas permanecem desconhecidas. Porém, sabe-se que o padrão alimentar e o estado nutricional do indivíduo influenciam na intensidade dos sintomas. Por isso, o tratamento nutricional acabou se tornando um coadjuvante no tratamento geral dessas enfermidades.

- Alimentos anti-inflamatórios
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e 9 são importantes aliados no combate a inflamações e proteção do sistema cardiovascular, esses nutrientes são comumente encontrados em pescados de água doce e salgada, azeite, abacate, aveia, avelãs, nozes, castanhas e demais oleaginosas.

- Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Vitaminas A, E e o zinco são importantes no fortalecimento do sistema imunológico, além de possuírem função antioxidante, os alimentos mais comuns com esses nutrientes são o leite e seus derivados, as carnes vermelhas e os ovos.

Vitamina D e Cálcio 
A vitaminada D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo e é sintetizada naturalmente através do contato da nossa pele com o sol, por isso recomenda-se a exposição diária por alguns minutos à luz do sol, excetuando os horários mais intensos. A vitamina D também pode ser encontrada em suplementos e alimentos como os pescados, ovo, fígado e manteiga.
O cálcio é utilizado pelo organismo para a formação dos ossos e mantê-los fortes, a sua falta pode acentuar os sintomas do reumatismo em especial em casos de artrose e osteoporose. O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados, verduras de cor escura, sardinha, gergelim, soja, linhaça, grão de bico entre outros alimentos. 

Manter uma alimentação balanceada que tenha como foco alimentos que fortaleçam o tecido muscular e esquelético é a melhor forma de atenuar os sintomas no reumatismo, permitindo assim que o indivíduo possa ter uma vida normal. Procure sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de programa alimentar ou dieta.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz.  AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de

Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.

No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.

Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.

Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!

Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!

Abraços!

Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?