Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Pitaia

  • Em 01/02/2018 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Você provavelmente já viu esta fruta exótica em algum lugar. Existem 3 variações de pitaia, como mostram as figuras: a pitaia vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, a pitaia amarela, com casca amarela e
branca por dentro, e a pitaia branca, que tem casca rosa e é branca por dentro.Todas possuem um aspecto externo com aparência de cactus e internamente possuem pequenas sementes pretas.
A pitaia é originária de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em abundância em pequenas árvores como cactus. Rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e
fósforo, a pitaia é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.
Os sabores destes três tipos da fruta são muito semelhantes, bastante adocicados e inconfundíveis. No que diz respeito às suas propriedades nutritivas, há pouca alteração entre uma e outra. Isso quer dizer que, independente de qual pitaia você consumir, estará ingerindo um alimento muito benéfico para a saúde.
Possui uma quantidade surpreendente de vitamina C em sua composição, o que ajuda e muito o nosso sistema imunológico. Estão presentes também algumas vitaminas do complexo B, que colaboram para um melhor fluxo sanguíneo e podem trazem benefícios da pitaia como o de manter baixos os níveis de colesterol no sangue.
- Protegem as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
- Ajudam na digestão devido à presença de sementes na polpa;
- Combatem doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
- Regulam o intestino pois tem oligossacarídeos.
Além destes benefícios, a pitaia serve para emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaia tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
Não deixe de experimentar esta excelente fruta e, se possível torne-a um hábito, pois os seus benefícios são muitos.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Há 6 anos resolvi  mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg  era difícil rsrsr,  procurei um profissional uma  nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra  Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso  não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ;  estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.

Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.