O que são Probióticos e quais os seus benefícios

  • Publicado em 14/03/2018

Adicionar no seu Flipboard

Os chamados probióticos são microrganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar seu funcionamento e nos proteger de bactérias nocivas,  por meio da  produção de substâncias bactericidas, competição por nutrientes e por adesão à mucosa.
Os microrganismos dos probióticos  são advindos geralmente de mono ou múltiplas culturas, representadas principalmente por Lactobacillus, Bifidobacterium, Enterococcus e Streptococcus.
Tudo aquilo que se consome com probiótico e  resiste a digestão, chegando inalterados ao intestino, atuam positivamente reduzindo  gases, regulando a prisão de ventre e até quadros de diarréia. 
Quando consumidos em doses adequadas e regularmente, os probióticos atuam benéficamente:
- Para reforçar o sistema imunológico (suas bactérias estabilizam a microbiota intestinal normal), combate e previne doenças intestinais como a colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinais,
- Melhora a digestão, reduzindo a #azia,
- Auxiliam no processo de absorção dos nutrientes em geral e principalmente a vitamina B, cálcio e ferro,
- Previnem alergias e intolerâncias alimentares,
- Previnem doenças como #obesidade, #colesterol alto e #hipertensão,
- Alivia dores musculares (perfeito para quem treina).

Além dos alimentos  os  probióticos  podem ser consumidos na forma de #suplementos ( cápsulas, líquidos ou sachês) que devem ser diluídos em água ou sucos naturais para serem consumidos.
Mas não esqueça: além de consumir os probióticos (alimentos ou suplementos) deve-se  manter uma alimentação saudável  rica em #fibras, favorecendo a sobrevivência dos probióticos no intestino.




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?