O Poder dos prebióticos

  • Publicado em 26/03/2018

Adicionar no seu Flipboard

Falamos num post anterior, que os probióticos são microrganismos vivos da flora intestinal normal, bactérias presentes no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias nocivas à saúde.Já os Prebióticos são fibras não digeríveis, carboidratos complexos, resistentes à ação de enzimas, que fermentam no intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Sua função é estimular o aumento e/ou a atividade de um número específico de espécies bacterianas no cólon, alterando a microbiota intestinal tornando-a saudável. Não calóricos, melhoram o funcionamento do intestino, e grande aliado contra infecções, baixam o colesterol total, consequência advinda da diminuição da absorção de gorduras pelo intestino, e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Os principais prebióticos são:
#frutoologosacarídeos (FOS): presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, estimulam seletivamente o crescimento de bactérias
benéficas, incluindo os Lactobacillus e Bifidobacterium, reduzindo as bactérias patogênicas, tais como Salmonella e Clostridium.
#pectina: é uma fibra natural, encontrada nas paredes celulares das plantas e tem concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Pode ser encontrada em maior concentração nas maçãs, limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, dentre outros.
#ligninas: fibras dietéticas indigeríveis, presentes nas partes mais duras de alguns alimentos, tais como cenoura, brócolis, sementes e frutascomo o morango.
#inulina: presente na cebola, alho, na raiz da chicória, tomate, aspargos, cevada, e alcachofra; aumentam a absorção de cálcio, magnésio, e outros nutrientes.
A mistura de prebióticos e probióticos resulta nos simbióticos,
e juntos constituiem um fator multiplicativo com muito mais eficiência, melhorando a implantação e a sobrevivência de microrganismos, bem como, promovendo o equilíbrio dos componentes da #microbiota.




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?