Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

O Poder dos prebióticos

  • Publicado em 26/03/2018

Falamos num post anterior, que os probióticos são microrganismos vivos da flora intestinal normal, bactérias presentes no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias nocivas à saúde.Já os Prebióticos são fibras não digeríveis, carboidratos complexos, resistentes à ação de enzimas, que fermentam no intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Sua função é estimular o aumento e/ou a atividade de um número específico de espécies bacterianas no cólon, alterando a microbiota intestinal tornando-a saudável. Não calóricos, melhoram o funcionamento do intestino, e grande aliado contra infecções, baixam o colesterol total, consequência advinda da diminuição da absorção de gorduras pelo intestino, e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Os principais prebióticos são:
#frutoologosacarídeos (FOS): presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, estimulam seletivamente o crescimento de bactérias
benéficas, incluindo os Lactobacillus e Bifidobacterium, reduzindo as bactérias patogênicas, tais como Salmonella e Clostridium.
#pectina: é uma fibra natural, encontrada nas paredes celulares das plantas e tem concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Pode ser encontrada em maior concentração nas maçãs, limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, dentre outros.
#ligninas: fibras dietéticas indigeríveis, presentes nas partes mais duras de alguns alimentos, tais como cenoura, brócolis, sementes e frutascomo o morango.
#inulina: presente na cebola, alho, na raiz da chicória, tomate, aspargos, cevada, e alcachofra; aumentam a absorção de cálcio, magnésio, e outros nutrientes.
A mistura de prebióticos e probióticos resulta nos simbióticos,
e juntos constituiem um fator multiplicativo com muito mais eficiência, melhorando a implantação e a sobrevivência de microrganismos, bem como, promovendo o equilíbrio dos componentes da #microbiota.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?