Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

O Poder dos prebióticos

  • Em 16/02/2024 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Falamos num post anterior, que os probióticos são microrganismos vivos da flora intestinal normal, bactérias presentes no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias nocivas à saúde.Já os Prebióticos são fibras não digeríveis, carboidratos complexos, resistentes à ação de enzimas, que fermentam no intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Sua função é estimular o aumento e/ou a atividade de um número específico de espécies bacterianas no cólon, alterando a microbiota intestinal tornando-a saudável. Não calóricos, melhoram o funcionamento do intestino, e grande aliado contra infecções, baixam o colesterol total, consequência advinda da diminuição da absorção de gorduras pelo intestino, e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Os principais prebióticos são:
#frutoologosacarídeos (FOS): presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, estimulam seletivamente o crescimento de bactérias
benéficas, incluindo os Lactobacillus e Bifidobacterium, reduzindo as bactérias patogênicas, tais como Salmonella e Clostridium.
#pectina: é uma fibra natural, encontrada nas paredes celulares das plantas e tem concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Pode ser encontrada em maior concentração nas maçãs, limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, dentre outros.
#ligninas: fibras dietéticas indigeríveis, presentes nas partes mais duras de alguns alimentos, tais como cenoura, brócolis, sementes e frutascomo o morango.
#inulina: presente na cebola, alho, na raiz da chicória, tomate, aspargos, cevada, e alcachofra; aumentam a absorção de cálcio, magnésio, e outros nutrientes.
A mistura de prebióticos e probióticos resulta nos simbióticos,
e juntos constituiem um fator multiplicativo com muito mais eficiência, melhorando a implantação e a sobrevivência de microrganismos, bem como, promovendo o equilíbrio dos componentes da #microbiota.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar,    segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).

Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.