Você sabia que seu intestino pode te ajudar quanto ao desempenho no treino? Pois bem, ele tem um papel importantíssimo na administração dos fluidos e carboidratos durante o treino prolongado.
Cerca de 30 a 50% dos atletas experimentam um desconforto gastrointestinal durante treinos e provas, sendo função do nutricionista, por meio da elaboração de uma dieta adequada, previnir ou reduzir a possibilidade que isso aconteça.
A incidência de problemas gastrointestinais em atletas participantes de eventos de resistência é alta, indicando que a função gastrointestinal nem sempre é ótima nessas condições
Estudos sugerem que o sistema gastrointestinal é totalmente adaptável, sendo possível conseguir o esvaziamento gástrico (quando podem ocorrer um aumento de alguns nutrientes específicos) , proporcionando um conforto maior estomacal, diminuindo assim a sensação de plenitude, apenas o treinando.
Uma dieta adequada pode sim ser impactante no que tange a capacidade do seu intestino em absorver nutrientes. Desta forma, se sua dieta for rica em carboidratos, aumentará a densidade de transportadores de glicose dependentes de sódio no intestino, bem como a atividade do transportador, permitindo maior absorção e oxidação de carboidratos durante o exercício.
Sendo seu intestino treinado a se adaptar, aumenta também a probabilidade de não se desenvolver distúrbios gastrointestinais.
No entanto, ainda se faz necessário mais estudos sobre os métodos mais eficazes para induzir adaptações intestinais com um cronograma elaborado visando essas adaptações. Afinal, para desenvolver estratégias eficazes, é importante uma melhor compreensão dos mecanismos exatos subjacentes a essas adaptações.
Mas é obvio que o treinamento nutricional pode melhorar o esvaziamento intestinal, aumentar a absorção gástrica e com isso reduzir as chances e/ou a gravidade dos problemas gastrointestinais, trazendo consigo um desempenho de maior resistência, proporcionando uma melhor experiência para o atleta durante o treino.
O atendimento da Dra. Andrea é excelente, pois ela faz questionamentos para entender o objetivo e todo o histórico do paciente, verifica os exames de sangue, faz avaliação antopométrica e bioimpedância. A partir disso, prescreve uma dieta personalizada, de acordo com as preferências do paciente, o que nos permite seguir a dieta sem muitas dificuldades.A dieta é prescrita no mesmo dia, o que adorei pois não me deixou ansiosa. É atenciosa, nos permite tirar dúvidas a qualquer tempo por whats app ou email. Estou tendo progressos, me sinto muito mais disposta e mais saudável. Quero continuar fazendo meu acompanhamento com a Doutora!
Cristiane Zanone Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.