Você sabia que seu intestino pode te ajudar quanto ao desempenho no treino? Pois bem, ele tem um papel importantíssimo na administração dos fluidos e carboidratos durante o treino prolongado.
Cerca de 30 a 50% dos atletas experimentam um desconforto gastrointestinal durante treinos e provas, sendo função do nutricionista, por meio da elaboração de uma dieta adequada, previnir ou reduzir a possibilidade que isso aconteça.
A incidência de problemas gastrointestinais em atletas participantes de eventos de resistência é alta, indicando que a função gastrointestinal nem sempre é ótima nessas condições
Estudos sugerem que o sistema gastrointestinal é totalmente adaptável, sendo possível conseguir o esvaziamento gástrico (quando podem ocorrer um aumento de alguns nutrientes específicos) , proporcionando um conforto maior estomacal, diminuindo assim a sensação de plenitude, apenas o treinando.
Uma dieta adequada pode sim ser impactante no que tange a capacidade do seu intestino em absorver nutrientes. Desta forma, se sua dieta for rica em carboidratos, aumentará a densidade de transportadores de glicose dependentes de sódio no intestino, bem como a atividade do transportador, permitindo maior absorção e oxidação de carboidratos durante o exercício.
Sendo seu intestino treinado a se adaptar, aumenta também a probabilidade de não se desenvolver distúrbios gastrointestinais.
No entanto, ainda se faz necessário mais estudos sobre os métodos mais eficazes para induzir adaptações intestinais com um cronograma elaborado visando essas adaptações. Afinal, para desenvolver estratégias eficazes, é importante uma melhor compreensão dos mecanismos exatos subjacentes a essas adaptações.
Mas é obvio que o treinamento nutricional pode melhorar o esvaziamento intestinal, aumentar a absorção gástrica e com isso reduzir as chances e/ou a gravidade dos problemas gastrointestinais, trazendo consigo um desempenho de maior resistência, proporcionando uma melhor experiência para o atleta durante o treino.
Há 6 anos resolvi mudar minha vida parei de fumar ,beber e comecei a fazer atividade fisica comecei a fazer musculação e depois de alguns meses a correr onde mal conseguia correr 500 metros também com 110kg era difícil rsrsr, procurei um profissional uma nutricionista do esporte a Dra. Andrea Marim onde me orientou e ainda me orienta como devo me alimentar . com o acompanhamento da Dra Andrea consegui emagrecer com muita mais qualidade hoje tenho 85kg mas com uma força muscular que antes não tinha o que me ajudou em muito em minhas corridas e com a Andrea consegui perder gordura e manter minha massa muscular, isso não conquista de um dia para o outro,é um processo que requer comprometimento ; estou a 5 meses nesse processo e tenho certeza que vou colher muitos frutos e não canso de dizer meu muito obrigado a essa profissional.
Ronaldo Pereira Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.