Reduza o consumo de açúcar praticando ações simples em seu dia a dia!
- Faça um Diário de consumo, e procure organizar sua ingestão de açúcar. Assim você vai equilibrar melhor seu consumo, e anotando se visualiza melhor quando seu organismo pede por ele.
- Se você aprecia um cafezinho, tire o açúcar dele ou reduza a quantidade! Faça o mesmo no preparo de bolos ou receitas que peça muitas colheradas de açúcar.
-Quando pedir Sucos ou vitaminas peça que não adocem, adoce na hora que for servido e apenas o suficiente. Meça sempre.
- Corte o refrigerante, ou opte pela versão diet, mas consuma com moderação.
- Para a sobremesa, opte pelas frutas, fontes de vitaminas, fibras e minerais, são sempre a melhor opção de sobremesa no dia a dia.
- Em festas e eventos, sendo um único dia durante a semana, permita-se consumir alimentos mais calóricos.
- Evite alimentos processado. O gosto salgado desses alimentos, como por exemplo a salsicha, esconde quantidades excessivas de açúcar que eles contêm.
- Fique atento aos rótulos, neles o primeiro item sempre será o que possui maior quantidade, e evite aqueles produtos que tiverem itens como sacarose, glicose, glucose, frutose, maltose, lactose ou xarope.
- Se a vontade de comer um docinho não passar, mesmo comendo uma fruta, masque um chiclete sem açúcar. O sabor "adocicado" conjuntamente com a mastigação enganarão seu organismos e o desejo de comer doces também.
- Evite Fast Food, pois nem sempre há opções saudáveis. As opções vem sempre carregadas de açúcar, mesmo na inocente saladinha.
* Lembre-se: a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo de açúcar é de 50 gramas por dia.
E não adianta reduzir só o açúcar. Controle também o consumo excessivo de outros carboidratos e gorduras.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!