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Será que comida Japonesa é saudável mesmo ?

  • Publicado em 06/06/2018

Na comida japonesa se encontram pratos saudáveis, elaborados a partir de peixes e legumes. No entanto, deve se atentar pelo fato de que nessa composição também encontramos muito sódio e açúcar (encontrado no molho shoyo e no arroz utilizado em algumas preparações) e até frituras.
Desta forma, optar por um restaurante japonês nem sempre é a melhor opção pra sua dieta. É preciso escolher bem os pratos, de olho nas calorias que cada um contém, para fazer seu pedido.
Vamos a um exemplo prático: O salmão, apesar de saudável, deve ser evitado por aqueles que querem perder peso, por ser muito calórico! São 200 kcal em cada 150g.
O sushi e temaki, também devem ser evitados. O arroz que compõe cada um dos pratos, em seu preparo recebe grande quantidade de açúcar! 
Então, se você está focado em perder peso, consuma os pratos com alimentos crus, e nada de arroz ou frituras. Na hora do molho shoyo, opte pela versão light, por conter menos sódio. 

Vejamos alguns pratos e o valor calórico de cada um:

- Hot Philadélphia (8 unidades): 720 Kcal
- Califórnia Holl (8 unidades): 452 Kcal
- Harumaki de Banana (1 unidade): 190 Kcal
- Sushi de Salmão (2 unidades): 97 Kcal
- Sashimi de Salmão (5 unidades): 91 Kcal
- Sushi de Atum (2 unidades): 86 Kcal
- Sushi de Camarão (2 unidades): 80 Kcal
- Sashimi de Atum (5 unidades): 73 Kcal
- Missoshiru (250ml): 72 Kcal

Nada de exageros, hein?! Os rodízios não são uma boa ideia pra quem está de dieta. Opte por porções sempre, e dê preferência a pratos que combinam somente peixes e legumes, sem molhos ou adicionais. 

Para os que treinam uma boa opção é o #missoshiro, perfeito por conter o tofu (fonte de proteína vegetal advinda da #soja, e uma das melhores fontes de cálcio). Para uma ingestão proteica adequada, utilize o robalo, linguado,atum e até o salmão, com alguma parcimônia, por conter um teor de gordura mais elevado.
O #shimeji e o #shitake, cogumelos muito utilizados na culinária oriental, são ricos em proteínas e possuem valor nutricional.
Não esqueca das #algas, que são ricas em #fibras, #proteínas, #vitaminas A, C e do complexo B.
Bom também, como um potente termogênico, para acelerar o metabolismo, consumir o #gengibre, utilizado no preparo dos pratos ou em forma de chá, e o ban-chá. Possuem também propriedades nutricionais e sua ingestão traz inúmeros benefícios à saúde.

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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