Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Será que comida Japonesa é saudável mesmo ?

  • Em 05/10/2021 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Na comida japonesa se encontram pratos saudáveis, elaborados a partir de peixes e legumes. No entanto, deve se atentar pelo fato de que nessa composição também encontramos muito sódio e açúcar (encontrado no molho shoyo e no arroz utilizado em algumas preparações) e até frituras.
Desta forma, optar por um restaurante japonês nem sempre é a melhor opção pra sua dieta. É preciso escolher bem os pratos, de olho nas calorias que cada um contém, para fazer seu pedido.
Vamos a um exemplo prático: O salmão, apesar de saudável, deve ser evitado por aqueles que querem perder peso, por ser muito calórico! São 200 kcal em cada 150g.
O sushi e temaki, também devem ser evitados. O arroz que compõe cada um dos pratos, em seu preparo recebe grande quantidade de açúcar! 
Então, se você está focado em perder peso, consuma os pratos com alimentos crus, e nada de arroz ou frituras. Na hora do molho shoyo, opte pela versão light, por conter menos sódio. 

Vejamos alguns pratos e o valor calórico de cada um:

- Hot Philadélphia (8 unidades): 720 Kcal
- Califórnia Holl (8 unidades): 452 Kcal
- Harumaki de Banana (1 unidade): 190 Kcal
- Sushi de Salmão (2 unidades): 97 Kcal
- Sashimi de Salmão (5 unidades): 91 Kcal
- Sushi de Atum (2 unidades): 86 Kcal
- Sushi de Camarão (2 unidades): 80 Kcal
- Sashimi de Atum (5 unidades): 73 Kcal
- Missoshiru (250ml): 72 Kcal

Nada de exageros, hein?! Os rodízios não são uma boa ideia pra quem está de dieta. Opte por porções sempre, e dê preferência a pratos que combinam somente peixes e legumes, sem molhos ou adicionais. 

Para os que treinam uma boa opção é o #missoshiro, perfeito por conter o tofu (fonte de proteína vegetal advinda da #soja, e uma das melhores fontes de cálcio). Para uma ingestão proteica adequada, utilize o robalo, linguado,atum e até o salmão, com alguma parcimônia, por conter um teor de gordura mais elevado.
O #shimeji e o #shitake, cogumelos muito utilizados na culinária oriental, são ricos em proteínas e possuem valor nutricional.
Não esqueca das #algas, que são ricas em #fibras, #proteínas, #vitaminas A, C e do complexo B.
Bom também, como um potente termogênico, para acelerar o metabolismo, consumir o #gengibre, utilizado no preparo dos pratos ou em forma de chá, e o ban-chá. Possuem também propriedades nutricionais e sua ingestão traz inúmeros benefícios à saúde.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..
 

Micheli Azevedo Chaves 37 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.