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Como manter a dieta no Self service

  • Publicado em 08/06/2018

Com a falta de tempo da vida corrida que levamos, se manter na dieta trabalhando fora é algo complicado. A maioria que opta por fazer suas refeições em self-services acaba por acusá-los do insucesso de sua dieta. Mas, não é bem assim. Mesmo em restaurantes como esses é possível encontrar opções que te manterão na dieta.

Para auxiliar nas boas escolhas, separei algumas dicas:

- Antes de entrar e fazer o prato, analise as opções disponíveis. Assim, você correrá menos risco de montar um prato muito cheio e com alimentos mais calóricos.

- Comece pelas saladas, que geralmente estão dispostas logo na entrada. Assim, ficará mais fácil montar um prato com poucas calorias, mas rico em fibras e nutrientes, e ainda ajudará em sua saciedade.

- Nem pense em colocar um pouquinho de cada opção em seu prato! Ao final só terá comida além do necessário, ultrapassando sua meta calórica, e levando ao consequente aumento de peso.

- Ao fazer seu prato, o divida em 4 partes iguais: Uma os vegetais (crus e cozidos), uma para os carboidratos (arroz, macarrão, batata), uma para leguminosas (feijões e grãos em geral) e outra para as proteínas (carnes ou ovos), e sendo carnes, essas preferivelmente cozidas ou grelhadas.

- Já no quesito molhos e temperos, muita calma nessa hora!!!
Moderação é a palavra de ordem. Fique atento também aos rótulos dos molhos industrializados (quatro queijos, parmesão, rosé,...), pois lá você terá a informação dos valores calóricos de cada um. Observe também a quantidade de sódio, corantes, conservantes. Opte por molhos e temperos frescos como o o vinagrete, limão, vinagre ou azeite.

- Não indico que se consuma bebidas de qualquer tipo durante as refeições. Tal atitude pode atrapalhar a digestão e a absorção dos nutrientes, pois, os líquidos aumentam o volume do estômago, levando a um maior espaço de tempo para se esvaziar, podendo causar até mal estar. Sendo uma bebida gaseificada, o efeito dilatador do gás fará com que se sinta mais mal. Se for muito difícil não beber nada, ingira até 200 ml de água ou um suco natural. 

- A Sobremesa....nesse momento a primeira escolha deve ser as frutas (fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais). Tente trocar o pudim por uma fatia de abacaxi, que é um grande auxiliar no processo da digestão. Mas se você não resiste a um docinho, escolha apenas uma porção pequena, não muito elaborada.
 

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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