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Onde encontrar os probióticos

  • Publicado em 11/06/2018

Tenho falado muito em #probióticos e com isso alguns pacientes me perguntam que alimentos os contém. No entanto, p consumo deve ser feito com toda atenção, pois cada tipo atua de forma distinta no funcionamento do organismo.
O mais fácil de se ter na dieta é o #Iogurte. Nesse caso, o açúcar presente no igurteé transformado em ácido láctico através da fermentação bacteriana. O consumo é muito recomendado devido às propriedades nutricionais que possui e aos fermentos lácteos presentes na composição. Já o mais conhecido dos probióticos é o #Kefir, que difere do iogurte ( fermentado apenas por lactobacilos), é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras o que garante um alimento rico em probióticos.
Temos o Leite Fermentado, obtido através da fermentação láctea por fermentos próprios, onde no processo se dá a diminuição do pH do leite. É um alimento funcional e contém probióticos em excelente quantidade. 
O #Queijo, feito a partir da coagulação do leite através de culturas bacterianas que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, é rico em probióticos, rico em proteínas, cálcio e fósforo. A #Coalhada, muita rica em probióticos, é o resultado final da coagulação do leite, contribui para o equilíbrio da flora intestinal.
O #Chucrute (aquela conserva de repolho fermentado, que de forma tradicional é preparada apenas com repolho, água e sal.). É fonte de vitamina e possui grande quantidade de probióticos. 
Um ingrediente tradicional da culinária japonesa é o #Missô, feito a partir da fermentação do arroz, cevada e soja com sal. Essa pasta é usada principalmente para fazer a sopa de missô. E por conta do seu processo de fermentação é bastante rico em probióticos.
Outra opção é o molho #shoyo que é fabricado a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por microrganismos. Pode ser utilizado para temperar saladas e na preparação de alguns pratos. Mas atenção a quantidade de sódio açúcar.

Além dos alimentos, os probióticos podem ser encontrados em forma de Cápsulas. São indicados para pessoas com problemas em inserir os alimentos lácteos na dieta. Um ponto positivo é que as cápsulas não precisam de refrigeração, mas seu consumo deve ser feito sob orientação médica. 

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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