Onde encontrar os probióticos

  • Publicado em 11/06/2018

Adicionar no seu Flipboard

Tenho falado muito em #probióticos e com isso alguns pacientes me perguntam que alimentos os contém. No entanto, p consumo deve ser feito com toda atenção, pois cada tipo atua de forma distinta no funcionamento do organismo.
O mais fácil de se ter na dieta é o #Iogurte. Nesse caso, o açúcar presente no igurteé transformado em ácido láctico através da fermentação bacteriana. O consumo é muito recomendado devido às propriedades nutricionais que possui e aos fermentos lácteos presentes na composição. Já o mais conhecido dos probióticos é o #Kefir, que difere do iogurte ( fermentado apenas por lactobacilos), é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras o que garante um alimento rico em probióticos.
Temos o Leite Fermentado, obtido através da fermentação láctea por fermentos próprios, onde no processo se dá a diminuição do pH do leite. É um alimento funcional e contém probióticos em excelente quantidade. 
O #Queijo, feito a partir da coagulação do leite através de culturas bacterianas que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, é rico em probióticos, rico em proteínas, cálcio e fósforo. A #Coalhada, muita rica em probióticos, é o resultado final da coagulação do leite, contribui para o equilíbrio da flora intestinal.
O #Chucrute (aquela conserva de repolho fermentado, que de forma tradicional é preparada apenas com repolho, água e sal.). É fonte de vitamina e possui grande quantidade de probióticos. 
Um ingrediente tradicional da culinária japonesa é o #Missô, feito a partir da fermentação do arroz, cevada e soja com sal. Essa pasta é usada principalmente para fazer a sopa de missô. E por conta do seu processo de fermentação é bastante rico em probióticos.
Outra opção é o molho #shoyo que é fabricado a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por microrganismos. Pode ser utilizado para temperar saladas e na preparação de alguns pratos. Mas atenção a quantidade de sódio açúcar.

Além dos alimentos, os probióticos podem ser encontrados em forma de Cápsulas. São indicados para pessoas com problemas em inserir os alimentos lácteos na dieta. Um ponto positivo é que as cápsulas não precisam de refrigeração, mas seu consumo deve ser feito sob orientação médica. 




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?