Num período como a gravidez deve-se ter muita atenção com o que se ingere.
Alguns alimentos, apesar de aparentarem "inofensivos", devem ser retirados da dieta.
Bebidas alcoólicas não são recomendadas, existe alguma bebida que possa ser substituída?
Por não existir um limite pré-estabelecido para o consumo de álcool na gestação ele deverá ser evitado pois ele pode ser transferido para o bebê através da placenta, o que pode comprometer seu desenvolvimento. Pode se substituido por coquetéis de frutas sem álcool como o Bloody Mary que é um coquetel feito com suco de tomate.
O consumo de refrigerante é prejudicial durante esse período?
Por ser uma bebida com grande teor de açúcar, gases, cafeína, sódio e conservantes não traz ação benéfica alguma a saúde. É aconselhável evita-lo prevenindo alguns desconfortos abdominais pelo excesso de gás. Por ser muito calórico podem contribuir para o aumento de peso.Caso o escolhido seja na versão light, que contém muito sódio, poderá causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
A cafeína faz mal?
A cafeína atravessa facilmente a barreira placentária. Quando consumida exageradamente poderá influenciar no crescimento e desenvolvimento das células fetais, e com isso acarretar em baixo peso ao nascer, prematuridade,até danos ao sistema nervoso. As maiores fontes de cafeína são o café, chá, chocolate e refrigerante tipo cola. Porém, seu consumo em doses baixas, durante a gestação, não chega a prejudicar o bebê.
É contraindicado tomar chá de canela? É verdade que a canela é um abortivo natural?
Aparentemente a canela quando consumida em quantidade muito alta poderá ser abortiva. Porém, não existem estudos científicos que comprovem esse efeito. A canela poderá ser utilizada para fins culinários sem prejuízo algum para as futuras mamães que ainda se beneficiarão das suas propriedades diminuindo a resistência a insulina e prevenindo a diabetes gestacionais.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!