Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Os Tipos de Fome

  • Publicado em 12/09/2018

Existem vários tipos de fome, mas resumidamente temos a fome emocional que é aquela que é gerada pelos nossos sentidos e sentimentos e a fome física que praticamente é aquela que vem do seu estômago, o famoso ronco da barriga.

Trabalhar esses tipos é fundamental para que você não saia por aí desesperadamente querendo comer tudo que vê pela frente, e isso com toda certeza, não seria bom para a sua saúde.

A Fome física , é como o seu corpo reage a necessidade de nutrientes para se manter vivo. Ela atinge todos os seres vivos e isso é plenamente normal.
Quando o seu estômago fica vazio o hormônio grelina é liberado e manda uma notificação para seu cérebro ativar a sensação de fome.

Quando um alimento é ingerido o estômago libera um outro hormônio que notifica o seu cérebro para ativar a sensação de saciedade.

Essa fome física, é um processo gradativo que inicia com o estômago se manifestando e evolui pra tonturas, enjoo, dor de cabeça e irritabilidade, conforme você for adiando a sua refeição. Normalmente entre 3 e 4 horas após uma refeição esse processo se reinicia. Manter um intervalo regular entre as refeições pode resolver isso. Alimentos que dão mais saciedade também ajudam.

A fome emocional é mais relacionada aos seus sentidos e a forma como você está se sentindo. Algumas pessoas buscam conforto no alimento para compensar momentos de frustração, medo e outras sensações ruins. Até sensações boas em eventos sociais comemorativos podem te levar a comer mais do que devia. Os seus sentidos também podem despertar uma fome, quando você vê alguém comendo algo, assiste ou escuta uma propaganda, sente um cheirinho delicioso de comida vindo pelo ar. As vezes o seu próprio organismo pode dar um "empurrãozinho" , quando sente que você está em deficiência de algum nutriente.

Independente do tipo de fome que você sente com mais frequência, é sempre bom ter este sentimento plenamente controlado. Uma boa orientação nutricional pode te ajudar sempre a ter este controle.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Hoje teve retorno com ela ! Se tem alguém que é a responsável pelas grandes mudanças no meu corpo e saúde é ela !!!! Estou feliz demais com os resultados!!! E segue o foco. Minha nutri maravilhosaaaaaa

Juliana Heredia - 30 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?