Existem vários tipos de fome, mas resumidamente temos a fome emocional que é aquela que é gerada pelos nossos sentidos e sentimentos e a fome física que praticamente é aquela que vem do seu estômago, o famoso ronco da barriga.
Trabalhar esses tipos é fundamental para que você não saia por aí desesperadamente querendo comer tudo que vê pela frente, e isso com toda certeza, não seria bom para a sua saúde.
A Fome física , é como o seu corpo reage a necessidade de nutrientes para se manter vivo. Ela atinge todos os seres vivos e isso é plenamente normal.
Quando o seu estômago fica vazio o hormônio grelina é liberado e manda uma notificação para seu cérebro ativar a sensação de fome.
Quando um alimento é ingerido o estômago libera um outro hormônio que notifica o seu cérebro para ativar a sensação de saciedade.
Essa fome física, é um processo gradativo que inicia com o estômago se manifestando e evolui pra tonturas, enjoo, dor de cabeça e irritabilidade, conforme você for adiando a sua refeição. Normalmente entre 3 e 4 horas após uma refeição esse processo se reinicia. Manter um intervalo regular entre as refeições pode resolver isso. Alimentos que dão mais saciedade também ajudam.
A fome emocional é mais relacionada aos seus sentidos e a forma como você está se sentindo. Algumas pessoas buscam conforto no alimento para compensar momentos de frustração, medo e outras sensações ruins. Até sensações boas em eventos sociais comemorativos podem te levar a comer mais do que devia. Os seus sentidos também podem despertar uma fome, quando você vê alguém comendo algo, assiste ou escuta uma propaganda, sente um cheirinho delicioso de comida vindo pelo ar. As vezes o seu próprio organismo pode dar um "empurrãozinho" , quando sente que você está em deficiência de algum nutriente.
Independente do tipo de fome que você sente com mais frequência, é sempre bom ter este sentimento plenamente controlado. Uma boa orientação nutricional pode te ajudar sempre a ter este controle.
Confesso que nunca fui fã de dieta, apesar de treinar desde adolescência.
Atualmente morando aqui no Japao, com a vida corrida e estresse devido trabalho intenso, me fez acreditar que teria que pegar firme nos treinos, e dentro desta questão começar a pensar em fazer uma dieta para me adaptar aos treinos e rotina de trabalho.
Encontrei a Dra Andrea Marim atraves da internet, e marquei a primeira consulta por vídeo.
No primeiro mês, foram 4,5 kilos reduzidos, sem passar fome. Fiquei surpresa e empolgada com o resultado.
Após a primeira fase da dieta, prossegui novamente com a segunda fase, para ganho de massa muscular. Perdi mais 2 kilos, enxuguei medidas, só na cintura foram reduzidos 8,5 cm. Estou extremamente satisfeita com os resultados. A Dra Andrea adaptou um receita bem elaborada ao meu estilo de vida, mesmo sabendo que a vida no Japão é super corrida, ela focou em uma receita simples, fácil, e uma ótima suplementação que atendeu minhas expectativas.
Estou prestes a elaborar a 3 fase com manutenção regular. Só tenho elogios pelo excelente profissionalismo dela.
Obrigada !!! Sucesso sempre...