É uma sigla complicada (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols).
Pra facilitar , são aqueles carboidratos de digestão difícil e lenta. Geralmente eles ficam mais tempo em seu trato intestinal e fermentam mais , gerando distensão abdominal, gases e cólica, além de atrair mais água e podendo causar diarréia.
Existem alimentos ricos em FODMAPS e alimentos pobres. Mas não é pra sair por aí excluindo os FODMAPS de sua dieta, e todo esse equlíbrio de quantidades deles deve ser feito com acompanhamento nutricional.
Por exemplo , maçã, pêra, melancia, leite e derivados, beterraba, brócolis, couve, feijões e outras leguminosas, pães, bolos e biscoitos feitos com farinha de trigo, são exemplos de alimentos ricos em FODMAPS.
Se sua alimentação está lhe causando desconfortos, eles podem ser causados por este desequilíbrio. Agende a sua consulta para uma boa avaliação de sua situação. Aguardo você !
A consulta com a Dra andrea foi diferente do que com as outras nutricionistas que já havia passado. Pois ela elaborou meu plano alimentar de acordo com os meus horarios, com a minha necessidade. E o diferencial é que fomos montando junto a dieta, no consultorio mesmo. Consegui compreender melhor a funçao nutritiva de cada alimento. Agora só esperar para ver o resultado no retorno.
Adriana di Piero 29 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.