Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Dieta Paleo

o que é, o que comer e o que evitar?

  • Em 14/11/2016 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Apesar do nome, a dieta paleolítica ou paleo, não é propriamente uma dieta, mas sim um estilo alimentar. A denominação se refere ao modo como nossos ancestrais se alimentavam na Era Paleolítica, um período que abrange de 3 milhões atrás até pode volta de 10 mil anos antes de Cristo.
Devem ser evitados os alimentos prejudiciais a nossa saúde, como os industrializados, e não existiam na era Paleo, como também os carboidratos, que além de engordar podem lhe trazer a tão temida diabetes.

Alimentos Permitidos:
-Todos os tipos de carnes são permitidas: Bovina, Aves, Suína, De caça,  e suas gorduras não precisam ser retiradas;
-Peixes, Ostras, Mariscos, Camarões e
todos os outros tipos de frutos do mar;
-Ovos, de todos os tipos e formas de preparo. Só fique atento e não use óleos a base de grãos ou sementes no preparo.
-Verduras e Legumes. Todos podem ser consumidos sem restrições.
-Gordura natural, tais como o Azeite de oliva, Manteiga, Óleo de coco, Maionese de azeite de oliva
Todos esses alimentos são permitidos. Além disso dão sensação de saciedade por mais tempo, o que ajuda no processo de emagrecimento.
-Nozes: Castanha do Pará, Castanha de Caju, Avelã, Noz pecan, Pistache, estão liberadas e ainda são ótimas substitutas aos “salgadinhos”.

Alimentos permitidos mas com Moderação:

-Raízes: Mandioca, Beterraba, Batata doce, Cenoura, entre outras
-Frutas: Banana, Maçã, Mamão, Laranja, entre outras.
O consumo destes itens depende do seu objetivo na dieta. As frutas vermelhas, como morango e cereja, que apresentam menor quantidade de açúcar e podem ser consumidas com mais liberdade.
-Álcool: não apresenta efeito de aumentar a insulina, não sendo responsável por engordar. Porém pode dificultar o emagrecimento se consumido em grandes quantidades. Claro que se for beber, prefira bebidas com poucos carboidratos, como vinhos ou espumantes secos. Passe longe da cerveja, pois ela é rica em açúcares.

Laticínios:  O leite apresenta lactose, um tipo de açúcar, que também eleva a insulina. Os produtos fermentados, aqueles mais naturais, como queijo, coalhada, iogurte natural com gordura e manteiga, também podem ser consumidos.

Alimentos Proibidos

-Açúcar: tudo que contém açúcar deve ser cortado da dieta, como refrigerantes, doces, sucos de fruta, bolos, tortas, sorvetes, cereais matinais, ou seja, tudo que contiver açúcar em sua composição.
-Amido: principalmente todos os derivados do milho e os grãos – feijão, arroz, soja... Elimine da sua dieta massas e farinhas à base de trigo.
-Produtos industrializados e com aditivos químicos.
-Margarina: apesar do mito conhecido de que ela possui menos gordura, a margarina é muito prejudicial para sua saúde e não deve ser consumida nunca.

Quando devo Comer?
Ao contrário da regra de se comer de 3 em 3 horas, na Paleo você pode comer o quanto quiser dos alimentos permitidos, até estar satisfeito. Pode comer a vontade! Mas coma apenas quando estiver com fome!

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 A consulta com a Dra andrea foi diferente do que com as outras nutricionistas que já havia passado. Pois ela elaborou meu plano alimentar de acordo com os meus horarios, com a minha necessidade. E o diferencial é que fomos montando junto a dieta, no consultorio mesmo. Consegui compreender melhor a funçao nutritiva  de cada alimento. Agora só esperar para ver o resultado no retorno.

Adriana di Piero 29 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.