Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Dieta Paleo

o que é, o que comer e o que evitar?

  • Publicado em 14/11/2016

Apesar do nome, a dieta paleolítica ou paleo, não é propriamente uma dieta, mas sim um estilo alimentar. A denominação se refere ao modo como nossos ancestrais se alimentavam na Era Paleolítica, um período que abrange de 3 milhões atrás até pode volta de 10 mil anos antes de Cristo.
Devem ser evitados os alimentos prejudiciais a nossa saúde, como os industrializados, e não existiam na era Paleo, como também os carboidratos, que além de engordar podem lhe trazer a tão temida diabetes.

Alimentos Permitidos:
-Todos os tipos de carnes são permitidas: Bovina, Aves, Suína, De caça,  e suas gorduras não precisam ser retiradas;
-Peixes, Ostras, Mariscos, Camarões e
todos os outros tipos de frutos do mar;
-Ovos, de todos os tipos e formas de preparo. Só fique atento e não use óleos a base de grãos ou sementes no preparo.
-Verduras e Legumes. Todos podem ser consumidos sem restrições.
-Gordura natural, tais como o Azeite de oliva, Manteiga, Óleo de coco, Maionese de azeite de oliva
Todos esses alimentos são permitidos. Além disso dão sensação de saciedade por mais tempo, o que ajuda no processo de emagrecimento.
-Nozes: Castanha do Pará, Castanha de Caju, Avelã, Noz pecan, Pistache, estão liberadas e ainda são ótimas substitutas aos “salgadinhos”.

Alimentos permitidos mas com Moderação:

-Raízes: Mandioca, Beterraba, Batata doce, Cenoura, entre outras
-Frutas: Banana, Maçã, Mamão, Laranja, entre outras.
O consumo destes itens depende do seu objetivo na dieta. As frutas vermelhas, como morango e cereja, que apresentam menor quantidade de açúcar e podem ser consumidas com mais liberdade.
-Álcool: não apresenta efeito de aumentar a insulina, não sendo responsável por engordar. Porém pode dificultar o emagrecimento se consumido em grandes quantidades. Claro que se for beber, prefira bebidas com poucos carboidratos, como vinhos ou espumantes secos. Passe longe da cerveja, pois ela é rica em açúcares.

Laticínios:  O leite apresenta lactose, um tipo de açúcar, que também eleva a insulina. Os produtos fermentados, aqueles mais naturais, como queijo, coalhada, iogurte natural com gordura e manteiga, também podem ser consumidos.

Alimentos Proibidos

-Açúcar: tudo que contém açúcar deve ser cortado da dieta, como refrigerantes, doces, sucos de fruta, bolos, tortas, sorvetes, cereais matinais, ou seja, tudo que contiver açúcar em sua composição.
-Amido: principalmente todos os derivados do milho e os grãos – feijão, arroz, soja... Elimine da sua dieta massas e farinhas à base de trigo.
-Produtos industrializados e com aditivos químicos.
-Margarina: apesar do mito conhecido de que ela possui menos gordura, a margarina é muito prejudicial para sua saúde e não deve ser consumida nunca.

Quando devo Comer?
Ao contrário da regra de se comer de 3 em 3 horas, na Paleo você pode comer o quanto quiser dos alimentos permitidos, até estar satisfeito. Pode comer a vontade! Mas coma apenas quando estiver com fome!

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz.  AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de

Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.

No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.

Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.

Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!

Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!

Abraços!

Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?