Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Marmitas

Opção saudável e econômica

  • Publicado em 18/02/2019

Adotar a pratica das marmitas é uma boa solução para a vida corrida, tentações diárias e muitas outras coisas que estão ali diariamente tentando sabotar a sua dieta e a sua alimentação saudável.
tenho aqui algumas perguntas e respostas que poderão ajudar vocês nesta prática. 

- Além da redução dos gastos, quais os outros benefícios das marmitas?
Melhor qualidade da alimentação , sem temperos industrializados , redução de sódio e gordura e com mais fibras e proteinas de alta qualidade.


- De maneira geral, quais os grupos alimentares que precisam estar presentes na marmita?
Vitaminas e minerais e fibras ( verduras e legumes) proteinas de boa qualidade ( carne vermelha magra / aves e peixes ).


- Há alimentos mais indicados para compor a marmita?
Tubérculos ,arroz integral , carnes com molhos , carnes desfiadas, leguminosas ( ervilha , feijões, grão de bico , lentilha ) legumes e verduras cozidos.


- Há alimentos que não podem entrar? Quais? Por quê?
Evitar ingredientes mais perecíveis como lácteos, carnes mal cozidas, molhos à base de creme de leite e maionese e ovos.

- Como deve ser o planejamento para montar as marmitas da semana toda? Quais as dicas?
sempre 2 opções de verduras ou legumes , 1 porção de proteina ( 120 g ) de proteinas de altovalor biológico ( carnes / peixes ou aves ) 1 porção de leguminosas ( 100 g ) , cereais integrais ou tubérculos ( 100 g )

- Como preparar a comida?
utilizar temperos naturais ( salsinha / cebolinha / orégano / sal rosa do himalaia ou sal marinho , pimentas á gosto ) após preparadas esperar resfriar etiquetar e armazenar no freezer por 6 meses ou na geladeira por 3 dias ( sempre em recipientes de vidro ou plásticos se estiverem livres de bisfenol a

- Como fazer com a salada, as verduras e as frutas para não comprometer a textura e a aparência delas?  
as folhas da marmita devem estar bem lavadas, secas, sem tempero, em recipientes bem vedados e refrigerados. é importante não temperar a salada antes da refeição, pois o sal e outros ingredientes fazem com que as
folhas liberem água. quanto mais água estiver na comida, mais favorável à contaminação.

- Depois de pronta, a marmita deve ficar na geladeira ou deve ser congelada?
Qual a durabilidade em cada um?
armazenar no freezer por 6 meses ou na geladeira por 3 dias ( sempre em recipientes de vidro ou plásticos se estiver livre de bisfenol a)

- Quais são as dicas de armazenamento?
separar os ingredientes em potes com divisórias evitando que a comida se misture e favoreça uma contaminação :cruzada ou um pote para salada, um pote para arroz e feijão e outro pote para carne e legumes). manter a marmita refrigerada até o momento de sair de casa, transportá-la em uma bolsa térmica e colocá-la na geladeira assim que chegar no trabalho.

- Quais são as dicas de conservação?
utilize potes de viro assim ficam bem limpos e livre de odores, utilize a bolsa térmica que auxilia no controle da temperatura , deixe as saladas limpas e bem secas em um
recipiente a parte e tempere somente quando for consumi-las , prefira marmitas com divisórias 

- Como fazer para esquentar a marmita?
pode ser feita em banho maria , no fogão , no microondas e no forno

- Como deve ser feito o processo de descongelamento?
poderá ser transferido para o refrigerador 12 h antes do consumo caso não for possível poderá ser aquecidos ou descongelados em banho maria / microondas / fogão ou forno porém com um tempo de aquecimento maior

- Como evitar o desperdício?
colocar o recomendado para sua dieta

- Tudo bem comer a mesma coisa durante a semana toda?
Não ! você deverá variar as fontes alimentares para ter variedades de nutrientes ( vitaminas / minerais / fibras / variar origem da proteiona e cereais e tubérculos )

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Quando procurei a Dra Andrea tinha muitas dúvidas a respeito do que e como comer , percebia que fazia uma alimentação totalmente equivocada, pois comia muito de um grupo e deixava de consumir outros grupos alimentares.Ao mesmo tempo gastava muito com suplementação e o resultado  não era satisfatório em relação ao meu objetivo. No momento que procurei ela  consegui resultados rápidos e relevante, pois fui orientado de como  equilibrar o consumo da suplementação e horários, com isso consegui equilibrar minha alimentação e excluir os excessos.
Hoje tenho uma alimentação balanceada com resultados significativos.

Ricardo Fernandes 50 Anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?