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Marmitas

Opção saudável e econômica

  • Publicado em 18/02/2019

Adotar a pratica das marmitas é uma boa solução para a vida corrida, tentações diárias e muitas outras coisas que estão ali diariamente tentando sabotar a sua dieta e a sua alimentação saudável.
tenho aqui algumas perguntas e respostas que poderão ajudar vocês nesta prática. 

- Além da redução dos gastos, quais os outros benefícios das marmitas?
Melhor qualidade da alimentação , sem temperos industrializados , redução de sódio e gordura e com mais fibras e proteinas de alta qualidade.


- De maneira geral, quais os grupos alimentares que precisam estar presentes na marmita?
Vitaminas e minerais e fibras ( verduras e legumes) proteinas de boa qualidade ( carne vermelha magra / aves e peixes ).


- Há alimentos mais indicados para compor a marmita?
Tubérculos ,arroz integral , carnes com molhos , carnes desfiadas, leguminosas ( ervilha , feijões, grão de bico , lentilha ) legumes e verduras cozidos.


- Há alimentos que não podem entrar? Quais? Por quê?
Evitar ingredientes mais perecíveis como lácteos, carnes mal cozidas, molhos à base de creme de leite e maionese e ovos.

- Como deve ser o planejamento para montar as marmitas da semana toda? Quais as dicas?
sempre 2 opções de verduras ou legumes , 1 porção de proteina ( 120 g ) de proteinas de altovalor biológico ( carnes / peixes ou aves ) 1 porção de leguminosas ( 100 g ) , cereais integrais ou tubérculos ( 100 g )

- Como preparar a comida?
utilizar temperos naturais ( salsinha / cebolinha / orégano / sal rosa do himalaia ou sal marinho , pimentas á gosto ) após preparadas esperar resfriar etiquetar e armazenar no freezer por 6 meses ou na geladeira por 3 dias ( sempre em recipientes de vidro ou plásticos se estiverem livres de bisfenol a

- Como fazer com a salada, as verduras e as frutas para não comprometer a textura e a aparência delas?  
as folhas da marmita devem estar bem lavadas, secas, sem tempero, em recipientes bem vedados e refrigerados. é importante não temperar a salada antes da refeição, pois o sal e outros ingredientes fazem com que as
folhas liberem água. quanto mais água estiver na comida, mais favorável à contaminação.

- Depois de pronta, a marmita deve ficar na geladeira ou deve ser congelada?
Qual a durabilidade em cada um?
armazenar no freezer por 6 meses ou na geladeira por 3 dias ( sempre em recipientes de vidro ou plásticos se estiver livre de bisfenol a)

- Quais são as dicas de armazenamento?
separar os ingredientes em potes com divisórias evitando que a comida se misture e favoreça uma contaminação :cruzada ou um pote para salada, um pote para arroz e feijão e outro pote para carne e legumes). manter a marmita refrigerada até o momento de sair de casa, transportá-la em uma bolsa térmica e colocá-la na geladeira assim que chegar no trabalho.

- Quais são as dicas de conservação?
utilize potes de viro assim ficam bem limpos e livre de odores, utilize a bolsa térmica que auxilia no controle da temperatura , deixe as saladas limpas e bem secas em um
recipiente a parte e tempere somente quando for consumi-las , prefira marmitas com divisórias 

- Como fazer para esquentar a marmita?
pode ser feita em banho maria , no fogão , no microondas e no forno

- Como deve ser feito o processo de descongelamento?
poderá ser transferido para o refrigerador 12 h antes do consumo caso não for possível poderá ser aquecidos ou descongelados em banho maria / microondas / fogão ou forno porém com um tempo de aquecimento maior

- Como evitar o desperdício?
colocar o recomendado para sua dieta

- Tudo bem comer a mesma coisa durante a semana toda?
Não ! você deverá variar as fontes alimentares para ter variedades de nutrientes ( vitaminas / minerais / fibras / variar origem da proteiona e cereais e tubérculos )

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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