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Adoçantes

  • Publicado em 25/03/2019

Adoçar as bebidas faz parte do nosso dia a dia, mas sabemos que o açúcar refinado , devido ao seu processo de refinamento ( da cana de açúcar até o açúcar para consumo ) possui uma grande perda nutricional e contribui para saúde negativamente , com sua absorção rápida produz muita insulina em um individuo normal , já para o diabético que não produz a insulina de forma adequada poderá ocasionar excesso de glicose no sangue promovendo descompensação e hipoglicemia consequentemente mal estar.
Existem muitas opção de adoçantes no mercado que podem substituir o açúcar refinado sem o aumento da glicemia, também existem produtos que podem realçar o sabor doce natural de alguns alimentos. Baunilha e canela são exemplos de realçadores de sabor e podem dar aquela "enganadinha" na hora de se querer algo mais doce.
Os adoçantes mais recomendados são os naturais. A Estévia que não altera o nível de açúcar no sangue e é totalmente natural, e pode ser consumido por todos. O xilitol possui 40% do valor calórico do açúcar e também previne a síndrome metabólica.
O consumo diário deve ser regulado, pois o ideal é tentar reduzir o uso dos adoçantes de forma gradativa até se acostumar com o gosto natural. A Estévia tem uma dose máxima diária recomendada de 4mg por Kg de peso corporal que dá cerca de 7 gotas ou 1/2 envelope por Kg.
Já o Xilitol tem o consumo diário de 2 pacotinhos ou 10 gotas. E se você sofre de síndrome de intestino irritável, ele não é recomendado pois possui fermentação natural.

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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