Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Marmitas Saudáveis

Uma boa solução

  • Em 30/06/2021 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Marmitas Saudáveis ! Uma boa solução

Por que levar marmita?
Entre as vantagens de levar marmita estão: você tem total controle da sua comida, isso permite fazer escolhas mais saudáveis e saborosas para você. Uma comida preparada em casa tende a ser fresca e mais leve que a dos restaurantes de dia a dia . é preciso dedicar uma parte de seu tempo para o seu preparo

Tá, mas quais os alimentos que resistem a tanto calor?
Na lista das boas pedidas entram: carne moída, picadinhos, frango desfiado ou em cubos, almôndegas, purês, mexidos, sopas, ensopados, tortas, carne de panela etc.
O que evitar na marmita?

Carnes grelhadas também não são indicadas, no quente-requente tendem a ficar  passadas e ressecadas. Legumes cozidos também tendem a não dar certo. Quando requentados perdem textura, cor, sabor e aroma.

Saladas cruas são as melhores amigas da marmita. Desde que colocadas longe dos alimentos cozidos e que não sejam previamente temperadas. O tempero vai deixar as folhas murchas, molengas e desidratadas. Leve o molho, o vinagre e o azeite sempre a parte. O tomate também nunca deve ir junto das folhas, sua acidez também pode desnaturar as folhas. As conservas e legumes cozidos também devem ser separados das folhas. 

Os legumes como cenoura, beterraba e abobrinha super funcionam crus. Use ervas frescas como salsa, manjericão, alecrim, coentro e estragão. Eles podem ir junto com as folhas frescas e darão um tcham na sua saladinha sem graça. Eu sempre deixava um vidro de azeite e vinagre morando na firma pra dar aquele up nas folhas.

 

Todo mundo junto e separado
Marmita profissional é aquela em que está cada um no seu quadrado. Divida os alimentos em potes diferentes e aqueça separadamente. Isso diminui a sensação de que você está comendo uma gororoba requentada e ajuda a preservar as características de cada preparo.


Evite 
O peixe é um dos últimos alimentos que você deve por na sua marmita. Primeiro porque é super delicado e não resiste bem ao over cooking, segundo porque ao aquecê-lo você vai espalhar um aroma tenso pela firma. Ovo cozido também não agrada pelo aroma e costuma ficar cinza quando requentado. Evite.

Pratos frios são os melhores
Para um desempenho top blaster foodie da sua marmita aposte em preparos que se comem frios. Quibe cru, steak tartare, saladas de grãos, rosbife, tortas, quiches tudo isso fica perfeito na marmita. Mas lembre-se, todos devem ser mantidos refrigerados. Se você não tem geladeira na firma, descole uma bolsa térmica, com gelos portáteis (daqueles que não vazam) para manter o alimento sempre numa temperatura segura.  Ninguém que ter uma intoxicação com a própria comida.

Quais potes escolher?
O plástico tem a vantagem de não quebrar, mas tem aquele lance de que libera resíduos no alimento. A solução é levar no pote e ter um prato a mão para aquecer a comida (o prato você pode levar de casa e deixar na firma junto com o azeite, o vinagre na sua gaveta, ao lado da bolacha…). O mesmo vale para as clássicas marmitas de alumínio. Hoje já existem potes de silicone que são mais seguros que plástico e os de vidro mais resistentes. 

Por fim, estude, pense e crie
Comida cotidiana exige certa dose de criatividade e cozinhar requer uma pouco de esforço. Procure alimentos diferentes de um mesmo grupo e faça substituições.  Por exemplo, troque o feijão por grão de bico ou lentilha; o arroz branco pelo vermelho ou negro; o filé de frango pelo suíno, a almôndega de carne pela de recheio de linguiça… O Céu é o limite.   

 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.