Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Complexo B

  • Em 08/04/2020 (Andréa Marim CRN-3 15233)

O Complexo B (B1,B2,B3,B5,B6,B7,B9 e B12), é bom para o funcionamento do metabolismo e também a produção de energia de nosso corpo.
Essas vitaminas não são sintetizadas pelo nosso organismo e sua obtenção por uma alimentação própria e suplementos em
alguns casos é recomendada e deve ser feita com orientação profissional.
Veja abaixo onde elas ajudam e a alimentação correspondente
Vitamina B1(Tiamina)
Metabolismo, apetite e a saúde dos nervos
Suco de laranja, ervilhas, nozes, amendoim, frutos do mar, uvas, pão branco, batata com casca, ostras, arroz branco, melancia, manga, carne de boi, sementes de abóbora, iogurte e abacate.

Vitamina B2 (Riboflavina)
Produção de energia e crescimento
Levedura de cerveja, fígado de boi, galinha e peru, farelo de aveia, amêndoas, queijo cottage, ovos, queijos, frutos do mar, folhas de beterraba e sementes de abóbora.

Vitamina B3 (Niacina)
Transformar gordura em energia, queima de calorias, metabolismo de carboidratos
Levedura de cerveja, carne de frango, farelo de aveia, peixes como cavala, truta e salmão, carne de boi, sementes de abóbora, frutos do mar, castanha de caju, pistache, cogumelos, nozes, ovo, queijos, lentilha, abacate e tofu.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
Essencial para o metabolismo, produção de hormônios, anticorpos e ajuda o organismo a combater o estresse.
Sementes de girassol, cogumelos, queijo, salmão, amendoim, castanha de caju pistache, ovos, avelã, carne de frango e peru, abacate, ostras, frutos do mar, iogurte, lentilha, brócolis, abóbora, morangos e leite.
Vitamina B6 (Piridoxina)
Produção de anticorpos, produção de energia, essencial para o metabolismo e crescimento
Banana, salmão, frango, batata com casca, avelã, camarão, suco de tomate, noz, abacate, manga, sementes de girassol, melancia, molho de tomate, meão, amendoim e lentilha.
Vitamina B7 (Biotina)
Importante para pele, cabelo e unhas e, também para o controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2
Amendoim, avela, farelo de trigo, amêndoa, farelo de aveia, nozes, ovo, cogumelos, castanha de caju, acelga, queijo, cenoura, salmão, batata doce, tomate, abacate, cebola, banana, mamão e alface.
Vitamina B9 (Ácido fólico)
Estimula a produção de sangue, evita o cansaço frequente e a anemia
Couve de bruxelas, ervilha, abacate, espinafre, tofu, mamão, brócolis, suco de tomate, amêndoas, arroz branco, feijão, banana, manga, kiwi, laranja, couve flor e melão.
Vitamina B12 (Cobalamina)
Auxilia na produção de sangue , manutenção do sistema nervoso e essencial para síntese ácidos nucleicos e nucleoproteínas,
Fígado de boi, frutos do mar, ostras, fígado de frango, peixes como arenque, truta, salmão e atum, carne de boi, camarão, iogurte, leite, queijo, ovo, carne de frango.
A vitamina B12 é fundamental para os atletas.Não ingerir a quantidade correta pode ocasionar ao atleta fadiga, falta de energia, fraqueza e indisposição, por isso é indispensável no organismo.

Durante esse período de quarentena, não deixe a sua saúde de lado e mantenha os seus acompanhamentos nutricionais. Manter seu corpo saudável é essencial para evitar doenças.
Estou atendendo por vídeo, agende já sua consulta e não deixe de manter o seu acompanhamento Nutricional ,nesta época de tantas informações desencontradas que podem atrapalhar a sua saúde.
Aguardo você !
 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.