Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Tudo sobre a Tapioca

Alimentos Funcionais: Tapioca

  • Publicado em 06/04/2016

 

Tapioca


- O que é tapioca?
A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, feita com a fécula extraída da mandioca ,(substância farinácea também conhecida como goma da tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce), Ou seja, a tapioca é feita de apenas um ingrediente: MANDIOCA! Que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco.
Ela é um alimento natural, porém não contém fibras e têm baixas quantidades de proteínas, lipídios, vitaminas e minerais em sua composição.

- Ela ajuda a emagrecer?
Pelo fato da tapioca ser livre do glúten vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso , pelo fato da tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal.

- Qual hora do dia é ideal inserir na tapioca no cardápio?
Por ter alto índice glicêmico, o consumo da tapioca eleva mais rapidamente a glicose sanguínea, assim como o pão de forma branco. Logo, ela é uma boa opção para horários em que seja necessário um fornecimento de energia mais rápido, como, em alguns casos, no café-da-manhã, pré-treino e pós-treino. Caso você queira reduzir este índice, além de adicionar fibras na massa (lembrando que fibras antes do treino não são indicadas, pois retardam a digestão), você pode caprichar no recheio com fontes proteicas (como frango, ovo, pasta de grão de bico...).


- Quantas calorias possuem uma tapioca?
Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.


- Quanto pode comer por dia?
A tapioca quando consumida em grandes quantidades, engorda. Uma das grandes confusões é o fato das pessoas acreditarem que, por não conter glúten, o consumo deste alimento está liberado e isto é um grande equívoco. O melhor é conversar com o nutricionista para saber qual é a dieta mais adequada e saudável, respeitando as limitações do cardápio e equilibrando com os outros alimentos.

- O que é melhor: tapioca ou pão integral? Por quê?
.A tapioca em si perde para o pão integral, mas isso pode ser ajustado no preparo de sua tapioca incluindo as fibras alimentares ( chia, linhaça, floco de aveia )que são fontes de nutrientes e auxilia na saciedade. Oque faz o alimento engordar menos não é só a baixa caloria, mas também quanto de energia você vai gastar para digeri-lo. A complexidade desses alimentos e os nutrientes, principalmente as fibras, fazem com que você gaste mais nesse processo.

- Diabéticos podem consumir tapioca?
Embora a tapioca seja um alimento de alto índice glicêmico (que eleva a glicemia muito rápida), é possível incluí-la na dieta de um diabético incluindo fibras no preparo da massa como, chia, farinha de coco e farinha de maracujá e utilizando recheios ricos em proteínas, fibras ou gordura boas, como pasta de amendoim, ovo mexido, tofu, guacamole, atum ou frango desfiado, creme de cacau com avelã sem açúcar, rúcula com tomate e azeite, entre outros.

- Tapioca prende o intestino? Como prevenir?
Pelo fato da tapioca conter pouco teor de fibras , poderá prender o intestino, podemos prevenir estes sintomas incluindo fibras alimentares, em sua preparação, e também aumentar a ingestão de água diária e a prática de atividades física auxiliando na formação do bolo fecal e na motilidade do intestino.

- Quais recheios são mais saudáveis?
Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. "Os melhores recheios são atum, frutas, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos",
Veja combinações de recheios saudáveis:
• Frango desfiado, ricota e salsinha
• Espinafre e tomate-cereja
• Atum e cenoura ralada
• Milho, berinjela e tomate
• Banana e pasta de amendoim
• Ovo mexido
• Creme de alfarroba com morango

Crepioca:

• A crepioca é uma excelente saída pois fica menos calórica do que a tapioca tradicional (com 5 colheres de goma) e ainda nem precisa rechear, ela sozinha é gostosa e alimenta bem. Basta misturar 2 claras de ovo com 2 colheres (sopa) da goma de tapioca e 1 pitada de sal. Acrescente sementes, ervas e temperinhos a gosto. O sabor é delicioso, a textura é mais macia, tem menos calorias, mais proteínas e mais fibras.

• E também não pode abusar do recheio! Não adianta você se esforçar na preparação da sua tapioca leve ou crepioca e fazer um recheio cheio de calorias. Você deve usar recheios leves e com baixa quantidade de calorias e gorduras se quer emagrecer.

 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz.  AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de

Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.

No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.

Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.

Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!

Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!

Abraços!

Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?