Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Como Evitar a Sarcopenia

  • Em 15/04/2017 (Andréa Marim CRN-3 15233)

A sarcopenia é um processo fisiológico que é caracterizado pela perda de massa, função e capacidade muscular de acordo com o decorrer da idade. Alguns estudos já mostram que essas perdas começam a partir de 40 anos de idade, porém, se intensifica após os 70 anos, podendo gerar uma redução de massa muscular de 15% a cada 10 anos (Vitale et al., 2016). No Brasil, nos últimos 60 anos, a população idosa cresceu cerca de 5%, equivalente a 15 milhões de pessoas.
A nutrição e o exercício físico exercem em conjunto um papel essencial para o controle desse processo, preservando a massa muscular, força, capacidade de realizar tarefas inseridas no cotidiano dos idosos e assim, melhorando a qualidade de vida. Algumas estratégias são evidenciadas por alguns autores, a mais estudada é o aumento da quantidade proteica diária desses indivíduos, já que os mesmos possuem uma resistência muscular anabólica. Sendo assim, com a necessidade de proteínas aumentada, a recomendação desse macronutriente para essa população varia de 1,5 – 1,8g/kg/dia ou de 30 – 40g por refeição. Já em relação à suplementação em conjunto ao exercício físico, a creatina e o HM-B (β-hidroxi β-metilbutirato) mostram resultados bastante interessantes no que se diz a respeito de ganho de força e preservação de massa muscular. Com os avanços científicos, essa linha de pesquisa vem crescendo cada vez mais.
Recentemente, novas estratégias vêm sendo discutidas, porém, com mecanismos e ações não totalmente comprovados pela ciência. São os casos da administração de beta-alanina, ácido ursólico, algumas vitaminas e aminoácidos isolados. Vale salientar que para uma prescrição correta e individualizada de alimentação e treinamento, procure sempre um nutricionista e educador físico. 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Hoje teve retorno com ela ! Se tem alguém que é a responsável pelas grandes mudanças no meu corpo e saúde é ela !!!! Estou feliz demais com os resultados!!! E segue o foco. Minha nutri maravilhosaaaaaa

Juliana Heredia - 30 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.