Conhece o BCAA

A importância dos Aminoácidos

  • Publicado em 03/05/2017

Adicionar no seu Flipboard

Os aminoácidos de cadeia ramificada - BCAA’s (leucina, isoleucina e valina) correspondem a aproximadamente 1/3 da proteína muscular. Estes aminoácidos, além de funcionarem como combustível para a execução do exercício, agem em conjunto para reconstruir a proteína muscular que foi desmantelada com a atividade.

Quanto mais intensa a atividade, mais leucina será exigida pelo organismo. Após o exercício aeróbico, por exemplo, os níveis de leucina no plasma caem de 11 a 33%; e após o treinamento de força, 30%. A leucina apresenta inscríveis efeitos na potencialização da síntese proteica, maximizando a ação de diversos marcadores anabólicos, dentre eles, o MTOR. Pesquisas afirmam, ainda, que os BCAA’s apresentam grande efeito anticatabólico, e o seu consumo, antes ou durante o treinamento de resistência pode diminuir, ou mesmo prevenir, a taxa de degradação proteica no músculo e economizar glicogênio muscular. E isso está diretamente relacionado ao papel que a valina desempenha no organismo. Por sua vez, a isoleucina, é a grande facilitadora da resposta insulínica, desencadeando todo o processo de construção muscular.

Esses aminoácidos podem ser adquiridos em frascos, mas também são encontrados em produtos lácteos e na proteína do soro do leite. Existem diferentes proporções de leucina entre os BCAA’s disponíveis no mercado, podendo chegar até mesmo em 10 partes de leucina para 1 de isoleucina e 1 de valina, exigindo portanto a avaliação do profissional nutricionista sobre a sua correta prescrição. Tanto em uma fase de aumento da massa magra, quanto de definição muscular, a suplementação com BCAA’s tem apresentado ótimos efeitos.




Quer fazer uma Avaliação ou marcar uma consulta ?
Avaliação

A tecnologia da bioimpedância simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a nossa condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Planejamento

A partir dos dados obtidos serão traçados objetivos e metas para o paciente. Será elaborado um plano nutricional e um cardápio personalizado e individual.

Suplementação

Tanto o plano alimentar quanto a suplementação será direcionada conforme as necessidades do paciente: perda de peso, ganho de massa muscular, performance, preparo físico e competições.

Quer receitas e Cardápios em seu e-mail ?