Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Disbiose Intestinal

  • Publicado em 10/05/2017

A disbiose intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias "ruins".
A disbiose, geralmente, provoca sintomas como náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre, mas a disbiose intestinal tem cura e esta pode ser alcançada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. No entanto, quando ela não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, podendo causar uma infecção em todo o organismo que, nos casos mais graves, pode levar à morte.
Sintomas da disbiose intestinal
Os sintomas da disbiose intestinal geralmente incluem:
- Náuseas;
- Gases;
- Queda de cabelo;
- Unhas fracas;
- Distensão abdominal;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Dores de cabeça;
- Cansaço;
- Candidíase de repetição.
Em caso de suspeita de disbiose, o médico pode solicitar um exame de fezes ou um exame de urina específico para identificar a disbiose chamado Indican.
O que causa disbiose intestinal
As causas da disbiose intestinal podem estar relacionadas com o uso de antibióticos, cortisona ou laxantes e também devido ao uso abusivo de álcool. O estresse, uma alimentação inadequada com excesso de açúcar, alimentos refinados e industrializados e pobre em fibras, assim como algumas doenças intestinais, como diverticulose, inflamação intestinal e a prisão de ventre, também favorecem o desequilibro da flora intestinal e, consequentemente, da instalação da disbiose.
Indivíduos com disbiose podem desenvolver urticária e acne, que são causadas pela intoxicação provocada pela entrada das bactérias ruins no sangue e, por isso, é importante realizar o tratamento corretamente.
Como tratar a disbiose intestinal
Para tratar a disbiose é necessário ser acompanhado por um nutricionista porque o tratamento consiste em restabelecer a flora bacteriana com uma alimentação adequada. O indivíduo deve consumir alimentos ricos em fibras e probióticos, que estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, ajudando a estabelecer a absorção de nutrientes e vitaminas.

Os probióticos naturais podem ser encontrados tanto em alimentos como em forma de cápsulas ou em pó, que podem ser encontrados nas farmácias ou farmácias de manipulação, com quantidades e tipos de bactérias em concentrações variáveis.

 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

 MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..
 

Micheli Azevedo Chaves 37 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?