Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Alimentação x Transtornos Psiquiátricos

Saiba como a alimentação pode influenciar em crises da síndrome do pânico

  • Publicado em 06/04/2016

Saiba a importância da alimentação no tratamento de transtornos psicológicos/psiquiátricos?


A Alimentação qual a isituações de transtorno psicológico, t em uma grande importância contribuindo com muitos benefícios para o organismo, pois o nutre com vitaminas , sais minerais e demais nutrientes que estão faltando para seu equilíbrio, Por isso que tudo que você come se aplica também ao seu bom humor. Há uma serie de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem estar e euforia, entre eles a seretonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Na Inglaterra o estudo Food and mood Project (projeto comida humor) revelou que mudanças no que comemos pode ser positiva para saúde mental.


Alimentos  que podem desencadear ou piorar uma crise?
Estudos revelam que alimentos como a cafeína em excesso, podem desencadear crises de portadores de síndrome do pânico. O experimento concluiu que 480g de cafeína , o equivalente a 5 xícaras de café expresso em apenas 15 minutos, foi o suficiente para desencadear crises em pacientes com pânico ou depressão associada ao pânico, Revista Norte Americana ¨Comprehensive Psychiatry ¨ Além do café podemos encontrar a cafeína em outros alimentos como chá, refrigerantes e chocolate. Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor, assim o correto é alimentar-se sempre de 3 em 3 horas.

- No caso da síndrome do pânico, quais tipos de alimentos ajudam a evitar ou amenizar os transtornos?
Substâncias como vitaminas B1,B2,B3 ( castanha do Pará, ovos, amendoins) colaboram para diminuir a ansiedade , estudo as com pacientes feito em São Paulo, que tinham deficiências dessas vitaminas, e receberam suplementos megavitamínicos adicionais para as deficiências verificadas, foi contatado que 19 entre 23 cobaias apresentaram grande melhora.
Alimentos ricos em vitamina C ( laranja, acerola ), associado a Bioflavonóides (frutas vermelhas, uva), mantem as glândulas adrenais saúdaveis , as quais tendem a estar exaustas durante o período de ansiedade por causa da adrenalina.
Alimentos ricos em magnésio e cálcio ( iogurte , leite desnatado, aveia cozida ) também são substâncias que possuem efeito calmante ajudam a diminuir a sensação de nervosismo.
Alimentos ricos em triptofano ( amendoin, carne de frango, peixes) que estimulam a seretonina, consumo adequado de proteínas é crucial para manter o humor e bem estar, porque sem triptofano suficiente o nível de serotonina no cérebro despencam

Dicas de alimentação e hábitos saudáveis para quem tem síndrome do pânico.
A prática de exercícios físicos, exposição a luz solar, adquirindo vitamina D, se divertir e incluir os alimentos citados em sua dieta sáo outras formas de impulsionar a produção de serotonina no organismo

O ômega 3 é um ácido graxo que reduz os efeitos do estresse e ansiedade , muito eficiente na redução do estresse e pânico em cerca de 20%. Os óleos vegetais ricos em ômega 3, 6, 9 são importantes para ajudar na melhora dos impulsos cerebrais. Eles são encontrados em conjunto na maioria dos alimentos oleosos de origem vegetal, como os azeites extras virgens de garrafa escura, o óleo de coco extra virgem, os óleos extra virgem de macadâmia e as oleaginosas como nossa castanha do caju, a do Pará, as amêndoas, pistaches, nozes, avelãs


Dica de alguns alimentos para incluir no seu dia a dia :


Chocolate
Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.


Aveia
Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.


Banana madura
Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia. É ótima como opção de lanche rápido.


Brócolis
Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.


Espinafre e folhas verde-escuras
Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.


Sementes oleaginosas
São as nozes, castanhas, amêndoas e a mais poderosa de todas, a castanha-do-brasil. Auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio.


Laranja, maracujá e jabuticaba
Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboraram com as defesas do organismo. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B.


Leite
Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.


Ovos
Contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.


Peixes e frutos do mar
Grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.


Pimenta
A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.


Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.


Alface
Tem poderoso efeito calmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nos talos e coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

 

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

Eu sempre tive problemas de peso e passei uma vida fazendo inúmeras dietas e tomando remédios para emagrecer. Comecei a pesquisar na internet nutricionistas funcionais na minha região e me deparei com o site da Dra. Andréa Marim, adorei o conteúdo do site, receitas, li vários depoimentos e me identifiquei com o trabalho que ela faz.  AGENDEI A PRIMEIRA CONSULTA No dia 07 de março de

Estava com 75,2 Kg e me comprometi a seguir as diretrizes desse cardápio. Inspirada por esse trabalho e motivada pelo objetivo de eliminar peso e mais do que isso, mudar meu estilo de vida, eu acreditei na Dra. Andréa e comecei a seguir as todas as orientações e quantidades a serem consumidas diariamente.

No dia 11 de abril de 2017 estive em seu consultório para verificar os resultados desse um mês de mudança de estilo de vida. Pela primeira vez não tomei nenhum remédio, nada para “ajudar” a emagrecer, apenas uma mudança de hábitos, com comida de verdade no lugar de produtos industrializados, orientada por uma profissional muito competente. Fiquei imensamente feliz com o resultado na balança que agora apontava 70,7 Kg, além de perdas de medidas, minha cintura passou de 90 cm para 78 cm, o que me permitiu vestir uma calça 40 pela primeira vez em muitos anos.

Sei que esta jornada está só no começo, que tenho uma meta a ser cumprida e que depende de mim, do meu comprometimento e disciplina, mas gostaria de deixar meu sincero agradecimento à Dra. Andréa. Obrigada por me ajudar, por me orientar e me incentivar. Não considero que estou fazendo uma dieta, mas sim que abri os olhos para um estilo de vida saudável que nunca enxerguei antes e que está beneficiando minha saúde, muito além do peso eliminado.

Para qualquer um que me perguntar hoje eu digo com propriedade: procurem sempre uma profissional qualificada para poder lhe orientar e incentivar a melhorar sua saúde. Que sorte a minha de ter encontrado a Dra. Andréa!

Mais uma vez obrigada por toda ajuda, seu trabalho é maravilhoso!

Abraços!

Giseli Martins Gambaro Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?