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Proteína e Carboidrato no Pós Treino

É ou não necessário ?

  • Publicado em 29/05/2017

É necessário ou não a utilização de #carboidratos  em conjunto com #proteínas  após um treinamento? Em alguns artigos que trazem aspectos mais básicos de nutrição esportiva, sempre observa-se que seria um desperdício utilizar apenas proteínas logo após um treino. O uso de proteína de rápida absorção combinada com carboidratos pós treino é um fator preconizado por muitos e há muito tempo, com o intuito do carboidrato aumentar a glicemia e os níveis de insulina como resposta ativando a via anabólica, potencializando a síntese proteica, reduzindo a degradação proteica muscular, aumentando a disponibilidade de glicose no sangue. Alguns #aminoácidos  insulinotrópicos aumentam os níveis de #insulina  pós #prandial , devido à liberação hormonal no intestino (colecistoquinina, peptídeos YY, peptídeos inibitórios gástricos, glucagon-like peptide 1, dentre outros).
Esses hormônios potencializam a secreção de insulina no pâncreas a partir das células-B. Diversos estudos comprovam que a combinação de isoleucina, leucina, valina, lisina e treonina exerce forte efeito estimulante sobre a secreção de insulina, pois são glicose-dependentes. A leucina, por si só, apresenta forte característica insulinotrópica.
Agora, em conjunto com os demais aminoácidos supra-citados, apresenta um estímulo ainda maior! Alguns estudos apresentam resultados muito satisfatórios quanto ao efeito insulinotrópico desses aminoácidos (em alta quantidade) quando comparados com o pão de trigo branco. Essa resposta insulínica é suficiente para ativar a via anabólica (mTOR), promover a redução de degradação de proteínas e aumentar a absorção de aminoácidos de cadeia ramificada, efeito que contribui para a reparação muscular devido ao dano tecidual desejável ocasionado pelo exercício. Concluindo assim que a utilização somente de proteínas no pós treino é capaz de ativar a síntese proteica sem adição de carboidratos! Agora, antes de jogar no lixo sua maltodextrina, waxy maize e dextrose, vamos analisar mais a fundo as necessidades individuais.

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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