Blog

Veja minhas postagens, dicas , receitas e muito mais.

Proteína e Carboidrato no Pós Treino

É ou não necessário ?

  • Publicado em 29/05/2017

É necessário ou não a utilização de #carboidratos  em conjunto com #proteínas  após um treinamento? Em alguns artigos que trazem aspectos mais básicos de nutrição esportiva, sempre observa-se que seria um desperdício utilizar apenas proteínas logo após um treino. O uso de proteína de rápida absorção combinada com carboidratos pós treino é um fator preconizado por muitos e há muito tempo, com o intuito do carboidrato aumentar a glicemia e os níveis de insulina como resposta ativando a via anabólica, potencializando a síntese proteica, reduzindo a degradação proteica muscular, aumentando a disponibilidade de glicose no sangue. Alguns #aminoácidos  insulinotrópicos aumentam os níveis de #insulina  pós #prandial , devido à liberação hormonal no intestino (colecistoquinina, peptídeos YY, peptídeos inibitórios gástricos, glucagon-like peptide 1, dentre outros).
Esses hormônios potencializam a secreção de insulina no pâncreas a partir das células-B. Diversos estudos comprovam que a combinação de isoleucina, leucina, valina, lisina e treonina exerce forte efeito estimulante sobre a secreção de insulina, pois são glicose-dependentes. A leucina, por si só, apresenta forte característica insulinotrópica.
Agora, em conjunto com os demais aminoácidos supra-citados, apresenta um estímulo ainda maior! Alguns estudos apresentam resultados muito satisfatórios quanto ao efeito insulinotrópico desses aminoácidos (em alta quantidade) quando comparados com o pão de trigo branco. Essa resposta insulínica é suficiente para ativar a via anabólica (mTOR), promover a redução de degradação de proteínas e aumentar a absorção de aminoácidos de cadeia ramificada, efeito que contribui para a reparação muscular devido ao dano tecidual desejável ocasionado pelo exercício. Concluindo assim que a utilização somente de proteínas no pós treino é capaz de ativar a síntese proteica sem adição de carboidratos! Agora, antes de jogar no lixo sua maltodextrina, waxy maize e dextrose, vamos analisar mais a fundo as necessidades individuais.

Veja também

Dicas

Dicas em geral para que você possa ter uma boa saúde se alimentando bem.

Dietas

Posts sobre dietas, alimentos e dicas de como você pode manter o seu peso de forma saudável.

Emagrecimento

Postagens para ajudar você a ter seu peso equilibrado de forma saudável.

Atletas

Postagens sobre alimentos e suplementos que auxiliem sua prática esportiva.

Gestantes

Dicas para uma alimentação saudável para a mãe e o bebê.

Nutrição Infantil

Posts de dicas e receitas para a criançada criar o costume de uma alimentação saudável.

O atendimento da Dra. Andrea é excelente, pois ela faz questionamentos para entender o objetivo e todo o histórico do paciente, verifica os exames de sangue, faz avaliação antopométrica e bioimpedância.  A partir disso, prescreve uma dieta  personalizada, de acordo com as preferências do paciente, o que nos permite seguir a dieta sem muitas dificuldades.A dieta é prescrita no mesmo dia, o que adorei pois não me deixou ansiosa. É atenciosa, nos permite tirar dúvidas a qualquer tempo por whats app ou email. Estou tendo progressos, me sinto muito mais disposta e mais saudável. Quero continuar fazendo meu acompanhamento com a Doutora!

Cristiane Zanone Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

Quer Receitas e Cardápios no seu e-mail ?