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Chocolate é indicado em quadros ansiosos. Veja outros alimentos recomendados

  • Publicado em 15/09/2016

Matéria publicada no site Alto Astral (http://www.altoastral.com.br/estilo-de-vida/saude-e-bem-estar/chocolate-indicado-quadros-ansiosos/)

Que uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, disso não há dúvida. Entretanto, se você acha que ser saudável é sinônimo de só comer coisas sem graças, saiba que está equivocada. No caso da síndrome do pânico, algumas gostosuras, como chocolate, nozes e frutas, são indicadas para quem quer evitar crise. Veja quais alimentos (deliciosos!) são sugeridos em quadros ansiosos:

Aqui vale uma ressalva: os tipos mais recomendados são aqueles com 70% de teor de cacau. Isso porque estão presentes em maior quantidade substâncias importantes, como a tirosina (que estimula a produção de serotonina), além de minerais importantes como cobre, manganês e magnésio. “Eles disparam a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento”, explica a nutricionista Andrea Marim.

Frutas oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e, principalmente, a castanha-do-pará são ricas em selênio, um antioxidante essencial para o organismo, já que auxilia na diminuição do estresse.

Laranja, maracujá e jabuticaba

São três exemplos de frutas ricas em vitamina C, que ajudam a prevenir o cansaço, combatem o estresse e dão aquele reforço no sistema imunológico. A jabuticaba também é rica em vitaminas do complexo B.

Aveia

Esse cereal contém altas doses de triptofano, um aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro, regulando o humor (o triptofano também está presente em grande quantidade no leite e em sementes de abóbora e girassol). A aveia também apresenta níveis consideráveis de selênio, nutriente importante na produção de energia.

Pimenta

A capsaicina é a substância presente na pimenta que gera a sensação de ardência tão característica. Ela também faz com que o nosso cérebro produza mais endorfina, o neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. As mais recomendadas, nesse caso, são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.

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Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!

Fábio Tamaru Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.

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