Aparições na Mídia

Veja minhas participações em Revistas, sites e vídeos.

Site Mãe com Prosa

Matéria sobre o que beber durante a gravidez

  • Publicado em 26/09/2016

Link da Matéria : http://www.maecomprosa.com.br/bebidas-que-devem-ser-evitadas-durante-a-gestacao/
 

Café, refrigerante e chá de canela não são indicados nesse período!

 

Gerar um bebê requer muita dedicação da futura mamãe. Por isso, as restrições durante a gravidez não são poucas. É importante lembrar que cada decisão implica diretamente na formação do feto.  Sua rotina alimentar muda e algumas bebidas devem ser riscadas ou bastante moderadas de seu cardápio. “Por não existir um limite pré-estabelecido para o consumo de álcool na gestação, ele deverá ser evitado. Pois pode ser transferido para o bebê através da placenta e comprometer seu desenvolvimento. Uma alternativa é substituir por coquetéis de frutas sem álcool como o Bloody Mary que é um coquetel feito com suco de tomate e sem álcool”, indica Dra. Andréa Marim, nutricionista.

Não são apenas bebidas com teor alcoólico que devem ser evitadas, refrigerantes tipo cola também: “Por ser uma bebida com grande concentração de açúcar, gases, cafeína, sódio e conservantes não traz ação benéfica a saúde. É aconselhável evitar os refrigerantes, prevenindo alguns desconfortos abdominais pelo excesso de gás. Por ser muito calórico pode contribuir para o aumento de pés. Caso escolha à versão light, ela contém muito sódio e poderá causar retenção de líquidos e aumento de pressão arterial”, a especialista.

Cuidado com o excesso de cafeína

Líquidos que possuem cafeína, como guaraná, cacau, chocolate, chá preto e cafezinho devem ser ministrados com moderação. “A cafeína atravessa facilmente a barreira placentária, quando consumida exageradamente podendo influenciar no crescimento e desenvolvimento das células fetais, baixo peso ao nascer, prematuridade e pode causar danos ao sistema nervoso do bebê. O consumo de cafeína em doses baixas não traz prejuízos para a gravidez”, explica Dra. Andréa.

 

Chá de canela é um abortivo natural?

Dizem que a canela, quando consumida em grandes quantidades, pode ser abortiva, porém não existe estudo científico que comprove esse efeito. Esse é mais um daqueles palpites que ouvimos desde os tempos da vovó. Como ignorá-los? “Só por garantia, prefira canela na utilização de fins culinários, em pitadas, sem prejuízo algum para as futuras mamães, suas propriedades diminuem a resistência à insulina prevenindo a diabetes gestacional”, revela a nutricionista.

Mídia Impressa

Mensalmente participo em textos de artigos, elaboração de cardápios em diversas publicações impressas.

Sites e Portais

Eu também participo em publicações, cardápios e receitas em sites e portais relacionados a saúde , nutrição e assuntos em geral.

Televisão e Vídeos

Faço participações em programas e entrevistas em canais de televisão e canais de conteúdo de vídeo, com dicas e informações.

Quando procurei a Dra Andrea tinha muitas dúvidas a respeito do que e como comer , percebia que fazia uma alimentação totalmente equivocada, pois comia muito de um grupo e deixava de consumir outros grupos alimentares.Ao mesmo tempo gastava muito com suplementação e o resultado  não era satisfatório em relação ao meu objetivo. No momento que procurei ela  consegui resultados rápidos e relevante, pois fui orientado de como  equilibrar o consumo da suplementação e horários, com isso consegui equilibrar minha alimentação e excluir os excessos.
Hoje tenho uma alimentação balanceada com resultados significativos.

Ricardo Fernandes 50 Anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.