Matéria publicada no Site Alto Astral (http://www.altoastral.com.br/estilo-de-vida/saude-e-bem-estar/alimentos-indicados-quadros-panico/)
Assim como em qualquer dieta, uma refeição equilibrada e com boa variedade de alimentos é essencial para quem quer evitar crises de pânico. “Uma alimentação colorida e diversificada promove o fornecimento de micronutrientes e vitaminas para o equilíbrio correto do organismo de forma completa”, salienta a nutricionista Fernanda Marques.
Assim, Fernanda e a também nutricionista Andréa Marim fazem sugestões de alimentos que devem ser consumidos:
Esse vegetal é rico em ácido fólico, essencial para a liberação da serotonina. “Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes”, aponta a nutricionista Andrea Marim.
Espinafre e folhas verde-escuras
Aposte nos vegetais folhosos com esse tom. Eles possuem quantidades generosas de magnésio, nutriente que atua na produção de energia. Além disso, apresentam potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a manter o sistema nervoso tranquilo.
Alface
Essa é uma folha muito comum na mesa dos brasileiros e é também uma importante aliada para controlar crises de ansiedade e pânico. Isso porque a alface tem lactucina, substância encontrada em maior quantidade nos talos e no coração do vegetal.
Peixes e frutos do mar
Algumas espécies de peixe, como salmão, sardinha, arenque e atum, além de camarões e lagostas, frutos do mar bastante consumidos, são ricos em ômega-3, um ácido graxo com diversos benefícios para o organismo. “Ele influencia na produção de neurotransmissores, substâncias que, em desequilíbrio, provocam uma série de distúrbios mentais”, salienta a nutricionista Fernanda Marques. Esses alimentos também são fontes de minerais importantes, como selênio e zinco.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!