Veganos Fitness
Indivíduos com atividades fitness ou já são ou tornam-se veganos por vários motivos:
• Devido ao sofrimento que existe no processo de produção de carnes e derivados animais.
• Preocupadas com as devastações das florestas (inclusive a Amazônia),
• Com a desertificação do solo,
• Com a poluição e contaminação de mananciais aquíferos que ocorre com a criação industrial dos animais
Todo indivíduo vegano, necessita de uma atenção extra sobre a ingestão de proteínas , principalmente os praticantes de atividades físicas ( fitness) ,que tem como objetivo o ganho de massa muscular. Nutricionalmente,é importante variar a alimentação ao máximo para que a ingestão de aminoácidos seja completa. E para quem quer atingir metas é fundamental ter uma dieta regrada e equilibrada. Uma boa dieta é responsável por 70% dos resultados, o restante é composto pelos treinamentos constantes com pesos. Sem esquecer os exercícios aeróbicos e boas noites de sono.
Atualmende descobriu-se que podemos obter aminoácidos essenciais não somente nas fontes animais mas também através de diversas fontes vegetais como :
• Quinoa real- Quinua Real é um cereal oriundo da Cordilheira dos Andes, considerado fonte protéica de boa qualidade nutricional muito rica em aminoácidos essenciais, por esse motivo os veganos devem ingerir bastante quinoa.
• Proteína da soja – onde o o valor biológico da proteína da soja é próximo ao valor das proteínas animais
Estudos demonstram que 30g de isolado protéico possui 26,4 g de proteínas e pode ser adicionado aos alimentos prontos; 113 g de tofu fornecem de 8 a 12 g de proteínas e 100 Kcal;dois copos de leite de soja e uma alimentação vegana fornecem 30 g de proteína da soja por dia.
Pode-se perceber que este alimento, e seus derivados, fornecem um elevado teor protéico. Entretanto, enfrentamos alguns problemas no consumo da soja pela população brasileira: diversas pessoas nunca a utilizaram (apenas o fizeram a partir de produtos industrializados) e não sabem prepará-la.
Pesquisei e encontrei a Nutricionista Andrea Marim, faltando apenas um mês para a Travessia 14 Bis...
Marquei a consulta e por quase três horas sai de lá com a certeza que tinha feito a escolha certa. Lembro que ela disse: Estamos com o prazo apertado, o ideal seria uns três meses antes, mas pode ficar tranquilo que vamos conseguir e você vai conseguir e terminar bem!!! E de fato foi mesmo! Grata e enorme felicidade com os resultados! Por coincidência ela também praticou Natação.
Segui as recomendações de alimentação, pré-treino, durante-treino, pós-treino, suplementação...
Na semana da 14 Bis foi montado um cardápio totalmente voltado para a travessia, na véspera outro cardápio e no dia da travessia, um cronograma com paradas a cada 30 minutos para hidratação ou alimentação (descartei a alimentação, pois não treinei com alimentação).
O resultado foi fantástico, meu amigo e apoio da 14 Bis, Roberto, relatou: Era incrível, parecia mesmo um relógio, a cada parada era uma gás novo injetado em seu corpo o que te deu um ritmo de prova regular, mesmo com tudo adverso pois estávamos com correnteza contra, chuva, vento, frio e água-viva e mesmo assim foi mantido o ritmo que foi planejado! Sensacional! Completei a prova conforme planejado e tenho a certeza que se não tivesse o acompanhamento da Nutricionista Nutri Andréa Marim, talvez não sairia como planejado ou até mesmo não teria força para chegar até o fim. Muito Obrigado por tudo e por fazer parte desta conquista!