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O Poder dos prebióticos

  • Em 16/02/2024 (Andréa Marim CRN-3 15233)

Falamos num post anterior, que os probióticos são microrganismos vivos da flora intestinal normal, bactérias presentes no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias nocivas à saúde.Já os Prebióticos são fibras não digeríveis, carboidratos complexos, resistentes à ação de enzimas, que fermentam no intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Sua função é estimular o aumento e/ou a atividade de um número específico de espécies bacterianas no cólon, alterando a microbiota intestinal tornando-a saudável. Não calóricos, melhoram o funcionamento do intestino, e grande aliado contra infecções, baixam o colesterol total, consequência advinda da diminuição da absorção de gorduras pelo intestino, e aumentam a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Os principais prebióticos são:
#frutoologosacarídeos (FOS): presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, estimulam seletivamente o crescimento de bactérias
benéficas, incluindo os Lactobacillus e Bifidobacterium, reduzindo as bactérias patogênicas, tais como Salmonella e Clostridium.
#pectina: é uma fibra natural, encontrada nas paredes celulares das plantas e tem concentrações elevadas nas peles dos frutos. É altamente solúvel em água e liga-se com ácidos de açúcares e de frutas, de modo a formar um gel. Pode ser encontrada em maior concentração nas maçãs, limões, laranjas, tangerinas, mirtilo, groselhas, uvas e marmelos, dentre outros.
#ligninas: fibras dietéticas indigeríveis, presentes nas partes mais duras de alguns alimentos, tais como cenoura, brócolis, sementes e frutascomo o morango.
#inulina: presente na cebola, alho, na raiz da chicória, tomate, aspargos, cevada, e alcachofra; aumentam a absorção de cálcio, magnésio, e outros nutrientes.
A mistura de prebióticos e probióticos resulta nos simbióticos,
e juntos constituiem um fator multiplicativo com muito mais eficiência, melhorando a implantação e a sobrevivência de microrganismos, bem como, promovendo o equilíbrio dos componentes da #microbiota.

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 MINHA EXPERIÊNCIA COM A DR. ANDREA MARIM ESTA SENDO OTIMA,JÁ FUI A VARIAS NUTRIS E NUNCA TIVE A ATENÇÃO E EXPLICAÇOES QUE ELA ME DEU..MEU PLANO ALIMENTAR E OTIMO E FACIL DE SEGUIR E ESTOU MAIS DISPOSTA DEPOIS QUE COMECEI A ME ALIMENTAR DE 3 EM 3 HORAS,NÃO ME PESEI AINDA ,MAS JÁ VEJO RESULTADOS POSITIVO..
 

Micheli Azevedo Chaves 37 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.