O que são antioxidantes?
.
Os antioxidantes são substâncias que retardam ou impedem a formação de radicais livres no organismo, que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças cardíacas, diabete e câncer. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células. Portanto uma dieta rica em antioxidantes reduz os riscos das principais doenças degenerativas humana.
O que são os s radicais livres?
São produzidos como parte de nosso metabolismo natural, como também são introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição ao sol ou a poluição. Outros meios incluem stress, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres, medicamento e cigarro. Os antioxidantes atuam combatendo estes radicais livres e são essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunológico.
Importância dos antioxidantes
· Impedir a formação dos Radicais livres
· Reparo das lesões causada pelos radicais livres, reconstituindo as membranas danificadas
Onde eles podem ser encontrados?
Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos naturais e nos suplementos de vitaminas e sais minerais. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados por um profissional de saúde qualificado, como o médico ou o nutricionista.
Como podem ser consumidos?
Podem ser consumidos através da alimentação e da suplementação.
Quem pode consumi-los?
Todo indivíduo que tem uma alimentação saúdavel e equilibrada, incluindo em seu cardápio o consumo de verduras , legumes , frutas, oleaginosas , já estão tendo os benefícios dos antioxidantes, portanto des de crianças até a vida adulta podem e devem consumi-los.
Existe uma quantidade ideal?
Para milhões de pessoas no mundo, tomar suplemento vitamínico faz parte da rotina diária. A indicação deve ser precisa, as formulas utilizadas precisam ser analisada de acordo com a necessidade do indivíduo. Precisamos ter uma alimentação o mais equilibrado possível, desta forma a alimentação dificilmente irá ultrapassar as doses seguras se alimentando corretamente. Por outro lado, é fácil se intoxicar com pílulas e cápsulas que contem doses acima do que o indivíduo necessita. A toxicidade da suplementação de antioxidantes é uma condição na qual a pessoa desenvolve sintomas e efeitos secundários após o uso de doses maciças. As vitaminas e sais minerais variam de quantidade. De pessoa para pessoa, incluindo suas individualidades.
Estudos onde o consumo exagerado de selênio, aumentou o risco de Diabetes tipo 2 , por isso não se deve se autosuplementar. Procure sempre um profissional capacitado para avaliar a real necessidade de usar suplementos
Eles são primordiais para a vida humana?
Sim, pois combatendo os radicais livres evita-se o surgimento de vários tipos de doenças.
Quais seriam os melhores exemplos de antioxidantes?
Os antioxidantes obtidos da dieta, tais como vitamina C, E, A, os flavonoides e carotenoides são extremamente importantes na intercepção dos Radicais livres nas células
· B-caroteno e Vitamina A : Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vêm da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de "pró-vitamina A", ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo. Estão presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
· Vitamina C: Protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, ela também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.
Vitamina E: demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento e de um bom funcionamento do sistema imunológico desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose prevenir o envelhecimento celular;
presente em grãos e sementes oleagenosas, como gérmen de trigo, sementes de girasol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticíneos e óleos vegetais.
· Flavonóides: estes compostos na nossa dieta demonstraram que possuem efeito protetor contra as doenças cardiovasculares, as suas propriedades antioxidantes tem sido comprovado em estudos com animais e em seres humanos .Encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
· Catequinas: também está associado ao desenvolvimento e progressão de doenças cardiovascular. Presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.
· Licopeno: estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em licopeno, foi associado a um menor risco de câncer, principalmente de próstata. Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.
Eles podem ser consumidos em forma de suplementação alimentar?
A quantidade recomendada de vitaminas e minerais pode ser obtida através dos alimentos, portanto por vários motivos como paladar ou pela disponibilidade do alimento, uma ingestão perfeita dos micronutrientes ( vitaminas e sais minerais ) é muito difícil. Outro quesito importante é que pelo mau uso do solo, e pelas várias técnicas para acelerar a produção, e até a trangênicidade , e também no seu preparo podendo ser oxidados os alimentos não possuem a mesma concentração de nutrientes, apresentada nas tradicionais tabelas de composição química
Podemos garantir a ingestão dos micronutrientes com uma suplementação vitamínica mineral , portanto antes de fazer uma suplementação é bom investigar os hábitos alimentares e complementar com exames bioquímicos pois cada indivíduo possui necessidades diferentes de micronutrientes . O nutricionista também deve determinar a maneira exata de suplementação evitando toxicidade ou competição entre os micronutrientes
Conheci o trabalho da Drª quando resolvi mudar meu estilo de vida. Estava pesando 98 Kg e era totalmente sedentária. Comia tudo errado e na hora errada. Minha conversa foi franca, nem adiantava colocar alimentos que eu não gostasse na minha dieta porque eu não iria cumprir, tinha horários totalmente loucos e comia muito fora de casa. Uma semana depois recebi meu plano alimentar, segui todas as orientações à risca, O resultado da dieta, aliada à exercícios foi surpreendente: Perdi 9 kg em três meses (E não passei fome!!!).
Juliana Avelar - 24 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.