A disbiose intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes causando carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias "ruins".
A disbiose, geralmente, provoca sintomas como náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre, mas a disbiose intestinal tem cura e esta pode ser alcançada através de uma reeducação alimentar orientada por um nutricionista. No entanto, quando ela não é tratada, as bactérias ruins podem migrar para o sangue, podendo causar uma infecção em todo o organismo que, nos casos mais graves, pode levar à morte.
Sintomas da disbiose intestinal
Os sintomas da disbiose intestinal geralmente incluem:
- Náuseas;
- Gases;
- Queda de cabelo;
- Unhas fracas;
- Distensão abdominal;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Dores de cabeça;
- Cansaço;
- Candidíase de repetição.
Em caso de suspeita de disbiose, o médico pode solicitar um exame de fezes ou um exame de urina específico para identificar a disbiose chamado Indican.
O que causa disbiose intestinal
As causas da disbiose intestinal podem estar relacionadas com o uso de antibióticos, cortisona ou laxantes e também devido ao uso abusivo de álcool. O estresse, uma alimentação inadequada com excesso de açúcar, alimentos refinados e industrializados e pobre em fibras, assim como algumas doenças intestinais, como diverticulose, inflamação intestinal e a prisão de ventre, também favorecem o desequilibro da flora intestinal e, consequentemente, da instalação da disbiose.
Indivíduos com disbiose podem desenvolver urticária e acne, que são causadas pela intoxicação provocada pela entrada das bactérias ruins no sangue e, por isso, é importante realizar o tratamento corretamente.
Como tratar a disbiose intestinal
Para tratar a disbiose é necessário ser acompanhado por um nutricionista porque o tratamento consiste em restabelecer a flora bacteriana com uma alimentação adequada. O indivíduo deve consumir alimentos ricos em fibras e probióticos, que estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, ajudando a estabelecer a absorção de nutrientes e vitaminas.
Os probióticos naturais podem ser encontrados tanto em alimentos como em forma de cápsulas ou em pó, que podem ser encontrados nas farmácias ou farmácias de manipulação, com quantidades e tipos de bactérias em concentrações variáveis.
A Dra Andrea faz um atendimento detalhado, buscando todos dados e informações sobre o paciente, rotina, preferências, etc. O atendimento é personalizado para cada pessoa com suas individualidades. O cardapio vem preparado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, respeitando sua rotina e gostos. Tenho acesso a tirar duvidas sobre minha dieta a qqr momento.. Gostei muito do atendimento, inclusive indiquei a pessoas conhecidas que tambem gostaram muito.. Agora é só manter a disciplina e o acompanhamento com a Dra e ver os resultados..
Jackeline Godoy 28 anos Os depoimentos aqui nesta página são de pacientes do consultório e, os resultados podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o seu biotipo.